ParanáGeral

Homem é salvo por torniquete, após acidente com serra elétrica

Manobra serve para conter um sangramento, o mais rápido possível

 Homem é salvo por torniquete, após acidente com serra elétrica

Foto: Divulgação

Passa bem, o homem de 73 anos que sofreu uma grave hemorragia e teve uma fratura exposta, no final de semana, em Pontal do Paraná, no Litoral do estado, após um acidente com uma serra elétrica. O equipamento saiu do controle da vítima e, por muito pouco, não tirou a vida dele. O homem foi salvo por um torniquete, que conteve o sangramento. A operação foi feita por policiais militares.

Naquela manhã (domingo), a vítima manuseava a serra elétrica enquanto podava uma árvore, na propriedade dele, no Litoral. A esposa diz que os ferimentos no braço foram muito graves e, naquele momento, ela saiu pela rua, em busca de socorro. A PM não divulgou o nome da mulher.

A equipe da Polícia Militar estava na região, em Pontal do Paraná, para atender uma ocorrência de perturbação do sossego, na vizinhança. O cabo Cândido conta que, com o sangramento robusto, o homem chegava a perder a consciência, em meio ao socorro.

LEIA TAMBÉM

O soldado De Almeida reforça que os policiais são equipados com treinamento em primeiros socorros. A ação rápida e precisa foi fundamental para estabilizar o estado da vítima até a chegada à unidade de pronto atendimento, em Praia de Leste.

Um torniquete é feito com qualquer material que possa ser amarrado ao redor de um ferimento, sem machucar a pele. Pode ser um pedaço de corda, cinto ou fita; deve-se evitar fio ou arame. O objetivo da manobra é conter o mais rápido possível a perda de sangue, até a chegada do socorro.

É preciso fazer um nó simples, entre cinco a 10 centímetros do corte, posicionando um objeto mais rígido, como um graveto, por exemplo. Ele deve ficar sobre o laço e, depois, ser torcido. O mais recomendável é que o torniquete não seja feito sobre a pele da vítima, mas, sobre a própria roupa.

Foto: PMPR

Avatar

Cleverson Bravo

Com criança no carro, casal transportava 28 armas

Com criança no carro, casal transportava 28 armas

Os responsáveis foram apreendidos na BR-277, em Balsa Nova

Meningite matou 72 pessoas no Paraná em 2024

Meningite matou 72 pessoas no Paraná em 2024

No Brasil, a doença é considerada endêmica; vacinação é a melhor forma de prevenção