CuritibaGeral

R$ 570 milhões deixaram de ser destinados a projetos sociais

Prazo para destinar parcela do imposto de renda termina nesta quinta-feira (28)

 R$ 570 milhões deixaram de ser destinados a projetos sociais

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Termina nesta quinta-feira (28), o prazo para você destinar uma parcela do seu imposto de renda para projetos sociais. Toda pessoa que paga o Imposto de Renda pode decidir o destino de parte do imposto devido. A verba pode ser direcionada aos Fundos dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Conselhos do Idoso.

Os fundos costumam ser municipais, estaduais ou nacional. Também estão entre os possíveis beneficiários projetos culturais e programas de incentivo à atividade audiovisual e ao desporto. Os recursos podem ser destinados ao Fundo Nacional de Cultura ou diretamente a projetos enquadrados nos objetivos do Programa Nacional de Apoio à Cultura, além de projetos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte.

Veja mais:

Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido ou 7%, se destinado a projetos esportivos. Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo. As empresas podem destinar até 1% para cada fundo, 2% para projetos esportivos e até 4% para projetos culturais ou audiovisuais.

Além disso, tanto o contribuinte pessoa física como jurídica pode destinar de até 1% do imposto devido ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. As doações a esses dois programas não entram na soma dos outros casos, de modo que, por exemplo, o contribuinte pessoa física pode decidir o destino de até 9% do imposto devido.

O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto lembra que os projetos que recebem os recursos são aprovados pelos respectivos conselhos.

A destinação dessa porcentagem do Imposto de Renda não representa nenhum gasto extra da parte do contribuinte. Basta fazer a destinação, até esta quinta-feira (28), e incluir o recibo na declaração. O valor será então deduzido do imposto devido. Ou seja, o percentual destinado deixa de ser recolhido ao caixa da União e é diretamente entregue ao fundo, projeto ou programa escolhidos pelo contribuinte.

O coordenador de novos projetos do Hospital Pequeno Príncipe, Luciano Amatuzzi, ressalta que essa fonte de recursos é extremamente importante para os projetos atendidos.

Em 2023, a Receita Federal recebeu dois milhões e setecentas mil declarações de Imposto de Renda, no Paraná. Do total declarado, as doações deduzidas somaram 33 milhões e 400 mil reais, o que representa cinco por cento e meio do total que poderia ser doado. Isso significa que mais de 570 milhões de reais deixaram de ser destinados a projetos sociais pelos contribuintes que poderiam escolher o destino de parte do Imposto de Renda devido.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Jessica de Holanda

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Alimentos como cebola, arroz e azeite de oliva acumulam as maiores altas em 12 meses

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Doações podem ser feitas nos pontos de coleta; para grandes quantidades ligue no 156

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Julgamento dos quatro acusados acontece no Tribunal do Júri da capital no próximo dia (27)

Câmara aprova lei que garante segurança alimentar para celíacos em hospitais

Câmara aprova lei que garante segurança alimentar para celíacos em hospitais

O projeto de lei é assinado pelos vereadores Bruno Pessuti, Herivelton Oliveira e Pier Petruzziello.