ParanáGeral

Paraná registra aumento de 1,12% nas vendas de Natal

O estudo da Datacenso foi feito com base no desempenho de 564 comerciantes

 Paraná registra aumento de 1,12% nas vendas de Natal

Foto: Albari Rosa/ AEN

As vendas de Natal tiveram crescimento médio de 1,12% no Paraná em comparação com o resultado de 2022. É o que aponta o levantamento da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

O estudo, realizado pelo Datacenso, foi feito com base no desempenho de 564 comerciantes de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão.

O melhor resultado ficou por conta do comércio de Cascavel, que registrou alta de 1,63%. E Francisco Beltrão apresentou o menor crescimento nas vendas, com índice de 0,85%.

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, destaca que apesar de tímido, o resultado representa uma importante recuperação para o setor que enfrentou um ano de muitos desafios.

Veja mais:

Foto: Albari Rosa/AEN

Ainda de acordo com o levantamento, o atendimento híbrido – loja física e on-line – gera melhores resultados em termos de negócios. Mais da metade dos comerciantes pesquisados (52%) possui canal de vendas on-line.

O destaque fica por conta de Curitiba, com 65% dos empresários do ramo aproveitando o uso da internet como ferramenta para atrair os consumidores. Depois vem Maringá (62%), Cascavel (49%) e Ponta Grossa (48%).

As cidades com menor número de comerciantes investindo nos canais on-line são Guarapuava (43%) e Londrina (43%). O resultado aponta para a necessidade de uma mudança de comportamento dos empresários para garantir melhora nas vendas.

Leia também:

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Para 2024, muitos comerciantes ainda se mostram preocupados com a economia do país, especialmente os de Londrina (67%) e Francisco Beltrão (66%). Os mais otimistas com o rumo da economia são os comerciantes de Guarapuava (38%) e Cascavel (37%).

O presidente da Faciap também aposta em um ano melhor para o setor, com recuperação do poder de compra dos consumidores.

Sobre o rumo dos negócios, os comerciantes mais otimistas com o futuro nos próximos meses estão em Ponta Grossa (81%) e Cascavel (77%).

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Frederico Machado

PR: Mortes em rodovias federais aumentam 7% em 2024

PR: Mortes em rodovias federais aumentam 7% em 2024

Em média pelo menos uma pessoa morreu por dia nas estradas entre janeiro a abril

Defesa Civil do RS pode receber indenização de advogado

Defesa Civil do RS pode receber indenização de advogado

MPPR firmou “Acordo de Não Persecução Penal” com advogado suspeito de fraude processual

Idoso é resgatado de cativeiro após quatro dias de sequestro

Idoso é resgatado de cativeiro após quatro dias de sequestro

Criminosos teriam exigido R$ 1 milhão para libertar vítima. Caso foi em Londrina

Paraná cria Rede de Ajuda Humanitária com alcance nacional

Paraná cria Rede de Ajuda Humanitária com alcance nacional

Objetivo é dar agilidade no fluxo de doações e demais atendimentos em situações de urgência