CuritibaGeral

Pais denunciam problemas em colégio prestes a ter ensino integral

Falta de diálogo e dificuldades em acesso a itens básico estão entre as reclamações

 Pais denunciam problemas em colégio prestes a ter ensino integral

Foto: colaboração

Prestes a começar o ano letivo de 2024, pais e alunos do Colégio Estadual Máximo Atílio Asinelli, no Uberaba, em Curitiba, denunciam a falta de informações e as más condições do local. Segundo eles, a instituição passará a ter ensino integral, porém, nenhum detalhe de como as aulas vão funcionar foi divulgado. A tradutora Andrea Massula tem duas filhas matriculadas na escola, uma com 11 e outra com 13 anos. Ela conta que a mudança de ensino pegou todos de surpresa.

Tivemos acesso ao documento mencionado por Andrea. Trata-se de um comunicado assinado pela direção do colégio que confirma a mudança. Segundo o documento, a adoção do ensino integral foi tratada em uma reunião entre a instituição e representantes da Secretaria de Estado da Educação, em setembro de 2023.

Uma vistoria chegou a ser realizada no mês seguinte que teria verificado a estrutura do local para receber os alunos. Além disso, o comunicado diz que uma reunião com as equipes escolares ocorreria no final do ano e posteriormente os pais seriam informados sobre grade curricular, horário de entrada e demais especificações.

A técnica de enfermagem Dozia Svistak matriculou a filha recentemente no colégio e não imaginava que haveria essa mudança. Agora ela não sabe o que fazer.

Quem também denuncia a falta de estrutura do colégio é Rodrigo Porcini. Ele tem uma filha de 13 anos matriculada na instituição há dois anos e relata que os alunos não têm acesso ao básico.

Os pais denunciam ainda que há falta de diálogo entre instituição e comunidade escolar, já que apenas uma reunião foi feita no ano passado. Procurada, a Secretaria da Educação afirmou em nota que a adoção do ensino integral seguiu uma série de critérios, entre eles a estrutura física e de pessoal.

Veja mais:

Além disso, para a expansão, a Seed informou que conta com a parceria do Programa Federal Escola em Tempo Integral, que repassa recursos para investimentos. Em relação às informações aos pais sobre o funcionamento do novo modelo, a pasta informou que serão repassadas de forma gradual, em reuniões de pais e durante o acompanhamento do processo de aprendizagem dos filhos.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Alimentos como cebola, arroz e azeite de oliva acumulam as maiores altas em 12 meses

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Doações podem ser feitas nos pontos de coleta; para grandes quantidades ligue no 156

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Julgamento dos quatro acusados acontece no Tribunal do Júri da capital no próximo dia (27)