PolíticaGeral

CNJ decide se mantém afastamentos de juízes e desembargadores

Eles atuavam na Operação Lava Jato em Curitiba e em Porto Alegre

 CNJ decide se mantém afastamentos de juízes e desembargadores

Foto: Divulgação

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai decidir nesta terça-feira (16) se mantém os afastamentos de juízes e desembargadores que atuavam na Operação Lava Jato em Curitiba e em Porto Alegre. Um processo de correição na 13.ª Vara Federal de Curitiba e na 8.ª Turma do TRF4 encontrou “infrações administrativas graves” e fortes indícios de “faltas disciplinares e violações a deveres funcionais”. Por isso, o corregedor nacional Luis Felipe Salomão afastou liminarmente os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lima, assim como os juízes Danilo Pereira Júnior e Gabriela Hardt.

Substituta de Sergio Moro na 13.ª Vara Federal de Curitiba, a juíza Gabriela Hardt foi responsável, por exemplo, por condenar o então ex-presidente Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. E também por homologar o acordo de leniência entre o Ministério Público, a Petrobras e autoridades dos Estados Unidos.

Veja mais: IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro

Hardt foi a responsável pela homologação do trato que viabilizou a criação de uma fundação privada que seria abastecida com recursos da Lava Jato e teria integrantes da força-tarefa entre os gestores. Segundo Salomão, os responsáveis pela criação desse fundo romperam a ordem processual, violaram o código da magistratura, prevaricaram e “burlaram decisões do STF”.

Moro também é alvo de reclamações disciplinares. No entanto, como deixou a carreira da magistratura para se lançar oficialmente na política, não cabe ao CNJ julgá-lo. Portanto, caso atestem irregularidades, os conselheiros devem enviar uma notícia crime ao Ministério Público Federal para dar andamento a uma investigação criminal.

Avatar

lorena.pelanda

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

O deputado estadual, pré-candidato à prefeitura de Curitiba, também defende maior atenção à população de

Hospitais podem ter que garantir segurança alimentar para celíacos

Hospitais podem ter que garantir segurança alimentar para celíacos

Legislação foi aprovada na Câmara de Vereadores de Curitiba

LDO traz orçamento recorde de R$ 14 bilhões para 2025

LDO traz orçamento recorde de R$ 14 bilhões para 2025

Vereadores devem discutir e votar a LDO até o final de junho, antes do recesso