CuritibaGeral

Entenda como os parques ajudam a frear alagamentos em Curitiba

Solução foi pensada em áreas de rios

 Entenda como os parques ajudam a frear alagamentos em Curitiba

Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

Os parques são os responsáveis por frear alagamentos e evitar enchentes na capital paranaense. Isso porque os dois principais rios da cidade, o Barigui e o Belém, passam dentro dos parques Tingui, Barigui e São Lourenço, criados entre as décadas de 1970 e 90. As áreas verdes ajudam a preservar as faixas de drenagem. Assim, em períodos de chuva volumosa, elas amortecem a cheia e podem regular o fluxo de passagem da água.

É o que explica o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil.

A partir de 2003, foram criados novos parques lineares ao lado de rios, em bairros como Cajuru, CIC, Fazendinha e Campo de Santana. Vinte anos depois, em 2023, Curitiba teve o mês de outubro mais chuvoso da série histórica. Foram 559 milímetros ao longo de 31 dias, frente à média mensal de 144 milímetros.

Na ocasião, os parques Barigui e Tingui ficaram alagados. Famílias em situação de vulnerabilidade social, como no Caximba, precisaram ser resgatadas. O superintendente afirma que, por uma questão de altitude, as capitais paranaenses e gaúchas têm riscos diferentes de inundação. Curitiba tem 835 metros acima do nível do mar, enquanto Porto Alegre está a dez metros.

Como a capital paranaense está no começo da bacia do Rio Iguaçu, o volume de chuva que acontece em Curitiba é escoado, pelo curso do rio, para outras cidades, como União da Vitória. Por isso, no ano passado, o município da região centro-sul do Paraná sofreu com a enchente expressiva.

Ainda segundo a secretaria, um novo parque, que está em licitação, funcionará como uma nova bacia de contenção. O projeto do parque “Colina do Abranches” é próximo ao Parque São Lourenço.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Olívia Marques

Binário altera Tarumã e Cajuru a partir de terça (24)

Binário altera Tarumã e Cajuru a partir de terça (24)

No trecho, três ruas passam a ter sentido único e uma recebe preferência no tráfego

Mulher que invadiu contramão e matou motoboy estava bêbada

Mulher que invadiu contramão e matou motoboy estava bêbada

Henrique Jurandir da Silva, de 26 anos foi sepultado nesta segunda-feira (23), em Curitiba

Sequestro de empresário e tentativa de homicídio podem ter relação

Sequestro de empresário e tentativa de homicídio podem ter relação

Polícia Civil investiga ligação entre os dois crimes, que foram registrados em Curitiba