PolíticaCidadania

Hospitais podem ter que garantir segurança alimentar para celíacos

Legislação foi aprovada na Câmara de Vereadores de Curitiba

 Hospitais podem ter que garantir segurança alimentar para celíacos

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na semana da conscientização da doença celíaca, os vereadores de Curitiba aprovaram a lei que garante aos celíacos o fornecimento obrigatório de dieta hospitalar especial. Nesta quinta-feira (16) é comemorado o dia mundial da conscientização da Doença Celíaca. 

O projeto de lei é assinado pelos vereadores Bruno Pessuti, Herivelton Oliveira e Pier Petruzziello, e foi aprovado na quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Conforme a lei, os hospitais devem entregar os produtos às pessoas com doença celíaca com utensílios descartáveis. Caso o hospital não tenha área especial para a preparação dos alimentos, o que evita contaminação cruzada, o projeto determina a contratação de empresas terceirizadas. 

O vereador Bruno Pessuti defende a importância da lei.

Durante todo o mês é promovida a campanha Maio Verde, que tem o objetivo de conscientização sobre a Doença Celíaca (DC) – condição autoimune causada pela intolerância ao glúten, proteína encontrada em cereais, como trigo, aveia e cevada.

A Associação dos Celíacos do Paraná (ACELPAR), promove um evento no próximo sábado (18), com palestras, aulas de culinária, mutirão de cadastros para o Armazém da Família e degustação de produtos. É o que detalha a presidente da ACELPAR, Ana Claudia Cendofanti. 

O evento acontece no Mercado Municipal no piso superior orgânico, das 13h às 17h.

Reportagem: Olivia Marques, com supervisão de Ricardo Pereira

Avatar

Olívia Marques

TRE-PR suspende processo de cassação de Barausse, em Campo Largo

TRE-PR suspende processo de cassação de Barausse, em Campo Largo

O processo de cassação teve início após a divulgação de um áudio privado