ParanáServiços

Paraná lança aplicativo para auxiliar agricultores que atuam com orgânicos

O app é uma espécie de guia digital que orienta sobre a obtenção da certificação orgânica

 Paraná lança aplicativo para auxiliar agricultores que atuam com orgânicos

Foto: SETI

Os produtores rurais do Paraná passam a contar com uma nova ferramenta que promete facilitar o processo de certificação orgânica.

O aplicativo “IDR Orgânico” consiste em uma espécie de guia digital que sintetiza informações sobre todas as etapas para a obtenção do documento, desde a solicitação da visita técnica na propriedade rural até o detalhamento de vantagens comerciais para os produtores agrícolas.

O app também mostra os tipos de certificação, as atividades produtivas que podem ser certificadas e a relação da documentação necessária. Idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), instituição ligada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o aplicativo faz parte de um projeto de extensão rural voltado para o cultivo de vegetais orgânicos na região do norte pioneiro.

O economista e pesquisador do IDR, Tiago Santos Telles, responsável pela coordenação do projeto, destaca que a ferramenta também vai permitir que o estado compreenda melhor a realidade do setor de orgânicos em vários aspectos.

O selo de produção orgânica assegura aos consumidores que todas as etapas de cultivo, criação e beneficiamento dos alimentos foram realizadas livres de agrotóxicos e insumos químicos sintéticos. De acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Mapa, o Paraná encerrou 2023 em primeiro lugar no número de agricultores certificados.

Até o fim do primeiro quadrimestre, o estado se mantém na liderança com 3.977 agricultores com registro ativo no cadastro, seguido do Rio Grande do Sul (3.534) e do Pará (3.383).

O projeto de desenvolvimento do aplicativo contou com apoio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF) e recebeu investimentos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, dotação orçamentária gerenciada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O app é gratuito e está disponível para smartphones e tablets com sistemas operacionais Android e iOS.

Informação: Vanessa Fontanella

Avatar

Paula Duraes

Copel faz a poda de mais de 18 mil árvores

Copel faz a poda de mais de 18 mil árvores

Queda de árvores e galhos são uma das principais causas de desligamentos

Em dias quentes, atenção com a saúde deve ser redobrada

Em dias quentes, atenção com a saúde deve ser redobrada

Paraná está em alerta para uma nova onda de calor até quarta-feira (25)

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

A Vacina oral será substituída pela injetável seguindo recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)