EsportesCuritiba

Cuca tem WhatsApp clonado; saiba como evitar ser vítima

Hackers pediram a contatos do treinador dinheiro emprestado. Polícia investiga

 Cuca tem WhatsApp clonado; saiba como evitar ser vítima

Foto: Reprodução

O técnico do Athletico Paranaense, Cuca, teve o WhatsApp clonado em um ataque hacker. O criminoso tentou se passar pelo treinador ao enviar mensagens para contatos que informar que havia trocado de número. A partir desse ponto o hacker pediu dinheiro e ainda tentou aplicar golpes a outros técnicos como Dorival Júnior e Vagner Mancini. Após ser alertado, Cuca informou aos contatos sobre o ataque e denunciou o caso à polícia, que investiga. Golpes do tipo se multiplicam aos montes e uma das formas de evitar se tornar vítima é reforçar a segurança no aparelho celular e principalmente no WhatsApp.

O especialista em proteção de dados e direito digital, Felipe Palhares, orienta que instalar autenticação em duas etapas, é importante.

A dupla verificação fica lá em cima, nas três bolinhas à direita na tela do whastapp. É só clicar e ir para configurações e conta. Quem cai no golpe e não tem essa dupla verificação, enfrenta uma dificuldade maior: é que o criminoso pode, ele mesmo, instalar o sistema. E aí, o dono da conta terá mais trabalho para retomar os contatos.

Ao cair no golpe, é importante registrar um boletim de ocorrência, como o Cuca fez. Entre outras orientações é importante nunca clicar em links ou sites desconhecidos e jamais compartilhar senhas.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Coritiba tenta primeira vitória fora para chegar no G4

Coritiba tenta primeira vitória fora para chegar no G4

Em cinco partidas fora de casa, o Coxa empatou três e perdeu duas

Não seremos “mais usados pelo mau caráter de pessoas”

Não seremos “mais usados pelo mau caráter de pessoas”

Petraglia diz que “jamais esperava um comportamento descontrolado” de Cuca, após o empate