ParanáEconomia

Consórcio inicia execução da fundação da Ponte de Guaratuba

Estrutura utiliza cabos de aço; expectativa é de que sejam instaladas 50 estacas

 Consórcio inicia execução da fundação da Ponte de Guaratuba

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A obra da Ponte de Guaratuba ultrapassou os 11% no mês de junho. É o que indica o relatório mensal feito pelo consórcio Nova Ponte, responsável pela execução do empreendimento. Segundo o Governo do Paraná, a porcentagem está dentro do cronograma estipulado, que é de 24 meses para a conclusão.

De maio para junho, o avanço nas obras da Ponte de Guaratuba foi de 0,12%, com início dos trabalhos de fundação da parte estaiada. A estrutura utiliza cabos de aço de alta resistência, que são ancorados por torres para suportar parte do peso da pista.

A engenheira fiscal da obra pelo DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), Larissa Vieira, explica que este é um momento desafiador da obra devido às condições da região.

Até o momento, nove das 64 estacas de concreto que servirão de base para os 1.244 metros de extensão da ponte já foram instaladas. A expectativa é de que 50 estacas sejam instaladas até o fim do ano. Cada estrutura possui de 180 a 220 centímetros de diâmetro e de 20 a 50 metros de comprimento, pesando 470 toneladas.

Atualmente, 300 funcionários trabalham na produção das peças e do concreto usado na fundação e em outras frentes de trabalho. O orçamento inicial da construção da Ponte de Guaratuba é de R$ 386 milhões.

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

Paula Duraes

Simulado de acidente será realizado na BR-116

Simulado de acidente será realizado na BR-116

O treinamento será feito em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico