ParanáGeral

Bebê de seis meses morre de coqueluche no Paraná

Essa é a primeira morte pela doença registrada nos últimos cinco anos

 Bebê de seis meses morre de coqueluche no Paraná

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Um bebê de seis meses morreu de coqueluche, em Londrina, no norte pioneiro do Paraná. Essa é a primeira morte pela doença registrada nos últimos cinco anos. O último caso foi em Ponta Grossa, em 2019. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 25, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De janeiro a julho de 2024, foram confirmados 45 casos da doença, número 164% superior ao total de registros de 2023 (17). Segundo a coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino, a doença afeta com mais gravidade as crianças.

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda respiratória altamente contagiosa. Os sintomas iniciais incluem mal-estar, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa. A forma de prevenção mais eficaz é através da vacinação das gestantes, como explica o médico da Sociedade Brasileira de Pediatria Marco Safadi.

Diante do cenário alarmante, a Sesa informou que vai ampliar a cobertura vacinal de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, com foco especialmente em crianças e adolescentes. As vacinas Influenza, Pentavalente, DTP (que cobre a coqueluche), Pneumocócica 10 e Poliomielite seguem com baixa adesão no estado.

Reportagem: Paula Bulka Durães, com supervisão de Vanessa Fontanella, e Bárbara Hammes

Avatar

Mariana Godoi

Simulado de acidente será realizado na BR-116

Simulado de acidente será realizado na BR-116

O treinamento será feito em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico