ParanáGeral

Municípios gerem multas de trânsito pela internet no Paraná

Funcionalidades permitem maior agilidade em processos como a transferência de pontos ou análise de defesa

 Municípios gerem multas de trânsito pela internet no Paraná

Foto: Albari Rosa/AEN

Quase 50 cidades do Paraná administram pela internet os autos de infração de trânsito. O sistema GIT, desenvolvido pela Celepar, permite o registro e gestão das ocorrências. Em Curitiba, por exemplo, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito usa o GIT desde a implantação, em 2013, e a partir de 2018 passou a utilizar também, o Geproc (Sistema de Gestão Eletrônica de Processos), que é usado, por exemplo, em processos de transferência de pontos de multa de trânsito para outro condutor ou na análise da defesa apresentada por um condutor multado.

Conforme a Celepar, desde 2018, foram quase 1,6 milhão de indicações de condutores analisadas por meio do Geproc no órgão. O diretor de Mercado da Celepar, André Telles, conta que o sistema agiliza os processos. Para se ter uma ideia, o tempo para análise de defesas prévias, que antes eram físicas, em papel, passou de 785 dias para menos de 30.

A informatização das infrações de trânsito faz parte do pacote Celepar Cid@des disponibilizado a municípios e que compreende ainda a instalação de Wi-Fi em áreas públicas e instituições municipais, a disponibilização da Chamada Inteligente (controle da frequência de estudantes por meio de reconhecimento facial), e o cadastro na plataforma Paraná Negócios (que possibilita a conexão entre municípios e indústrias, facilitando atração de investimentos produtivos). Segundo a Celepar, cada município pode optar por contratar um ou mais serviços dentre os que são disponibilizados no pacote.


Os municípios interessados em aderir ao Celepar Cid@des devem enviar um e-mail para [email protected] para obter mais informações sobre o processo de contratação.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Relatórios terão dados e análises sobre a economia global, nacional e regional

Simulado de acidente será realizado na BR-116

Simulado de acidente será realizado na BR-116

O treinamento será feito em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico