ParanáGeral

Bebê que morreu por coqueluche não tinha vacinação completa

Outra morte pela doença está sendo investigada no Paraná; imunização é fundamental, dizem especialistas

 Bebê que morreu por coqueluche não tinha vacinação completa

Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A bebê que morreu por coqueluche em Londrina, no norte do Paraná, não estava com o calendário de vacinação completo. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde. Por meio de nota, o órgão disse que a menina, de seis meses, era prematura e “apresentava atraso nas vacinas do Programa Nacional de Imunização”.

Conforme calendário preconizado pelo PNI, são administradas três doses nos primeiros seis meses de vida: aos dois, quatro e seis meses. Para Felippe Machado, secretário da Saúde de Londrina, o cenário é preocupante, já que outro óbito é investigado no Estado.

Diante da situação, a Secretaria de Estado da Saúde informou que vai ampliar a cobertura em crianças e adolescentes. Essa é a primeira morte pela doença registrada nos últimos cinco anos. O último caso foi em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, em 2019.

De janeiro a julho deste ano, foram 45 confirmações da doença, número 164% superior ao total de registros de 2023 (17). A coqueluche é uma doença infecciosa aguda respiratória altamente contagiosa. Os sintomas iniciais incluem mal-estar, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa.

A forma de prevenção mais eficaz é através da vacinação das gestantes, como explica o médico da Sociedade Brasileira de Pediatria Marco Safadi.

A vacina tríplice bacteriana protege contra a coqueluche, além da difteria e do tétano. Ela é considerada uma das mais importantes do calendário vacinal e evita infecções respiratórias graves, desenvolvimento de espasmos e rigidez muscular. No Brasil, o imunizante é administrado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como a vacina Pentavalente.

Reportagem: Mirian Villa, Bárbara Hammes e Paula Bulka Durães sob supervisão de Vanessa Fontanella

Avatar

Paula Duraes

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Relatórios terão dados e análises sobre a economia global, nacional e regional

Simulado de acidente será realizado na BR-116

Simulado de acidente será realizado na BR-116

O treinamento será feito em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico