PolíticaGeral

Sessões da Alep são retomadas com algumas mudanças

Projetos de homenagens estão vetados durante período eleitoral

 Sessões da Alep são retomadas com algumas mudanças

Foto: Nani Góis/Alep

Os trabalhos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foram retomados na tarde desta segunda-feira (5), com algumas mudanças em virtude do período eleitoral. O recesso da casa foi de pouco mais de um mês.

Veja mais:

Durante coletiva de imprensa o presidente da casa, Ademar Traiano (PSD), confirmou que as sessões do legislativo serão realizadas nas segundas e terças-feiras.

Outra alteração é em relação a votação de projetos que possam levar qualquer tipo de homenagem para candidatos nas eleições.

No mês de agosto, também há a expectativa de que a Alep realize as eleições para a mesa diretora do próximo ano. Serão votados e definidos, nos próximos dias, projetos importantes como a criação do Código Estadual do Consumidor e a Lei Orçamentária Anual (LOA 2025).

Nesta segunda-feira (5), entram em votação o projeto que assegura a meia-entrada em eventos culturais e desportivos para profissionais da saúde, e o projeto que prorroga o prazo de pagamento do ICMS, considerando as enchentes do Rio Grande do Sul.

Além disso, também volta à pauta, em terceira votação, o projeto que estabelece a criação de programas reflexivos e responsabilizantes para autores de violência doméstica e familiar contra a mulher. Na próxima terça-feira (6) entra em discussão o projeto de lei que cria o Código Estadual do Consumidor, que é de autoria dos 54 deputados estaduais paranaenses.

A proposta visa unificar a legislação sobre o tema. O projeto chegou a um texto final após mais de um ano de trabalho. Caso aprovado, o Novo Código do Consumidor vai alterar regras de consumo em cinemas, lojas de automóveis, bancos, shows, entre outras.

Informação: Marlon Santiago e Brenda Niewiorowski

Avatar

Paula Duraes

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP