PolíticaEleições

Saúde e segurança foram os principais temas do debate

Participaram do evento oito candidatos à Prefeitura de Curitiba; veja como foi

 Saúde e segurança foram os principais temas do debate

Foto: Franklin Freitas

O primeiro bloco do debate de candidatos para à Prefeitura de Curitiba começou com um minuto de apresentação de cada político. Depois, cada um fez uma pergunta de tema livre e escolheu quem responderia. Dentre as questões, Ney Leprevost (União) falou sobre a fila de espera para atendimento no sistema público de saúde.

Foram tratadas questões sobre o sistema de transporte público da cidade, a segurança alimentar e nutricional, segurança pública, o salário dos políticos e também os radares do município. No segundo bloco, a segurança e a saúde continuaram no tópico dos candidatos. Andrea Caldas (PSOL) abriu a argumentação falando sobre os casos de abordagens abusivas com a população em estado de rua.

Ela direcionou a pergunta para o candidato Luizão Goulart (Solidariedade), que afirmou que a população deve ser tratada com respeito e com dignidade.

Na sequência, o debate foi direcionado para o tema da saúde. Eduardo Pimentel (PSD) perguntou para Maria Victoria (PP) quais eram as propostas sobre o tópico para as 12 regionais de Curitiba, alegando que a capital paranaense não tem uma saúde terceirizada.

A candidata do Progressista detalhou que pesquisas apontam que a maior reclamação dos curitibanos é a falta de profissionais e do tamanho da fila de espera por consultas especializadas.

LEIA MAIS

Na sequência, Luciano Ducci (PSB) perguntou para o atual vice-prefeito de Curitiba quais eram as propostas para a urgência e emergência. Para ele, faltaram ações para a saúde em oito anos.

A educação pública e as faltas de vagas em creches foram outros temas bastante abordados pelos candidatos à Prefeitura de Curitiba. Outro ponto alto do segundo bloco do debate foi o enfrentamento entre Roberto Requião (Mobiliza) e Ducci sobre a frente progressista. O ex-governador do Paraná disse não entender a mudança durante a trajetória política do adversário.

No terceiro e último bloco, os candidatos continuaram a discutir a saúde e o transporte da capital paranaense. Samuel de Mattos (PSTU) perguntou sobre as promessas de trabalho e aposentadoria.

A candidata Cristina Graeml (PMB) não participou do debate da Band TV. O convite foi retirado momentos antes do programa por não preencher os requisitos necessários para participar, já que a executiva municipal do partido foi dissolvida pela sigla no âmbito nacional. 

Reportagem: Brenda Niewiorowski, Marlon Santiago e Mirian Villa

Avatar

felipe.lunardi

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP

Eduardo Pimentel aparece na liderança de pesquisa com 35%

Eduardo Pimentel aparece na liderança de pesquisa com 35%

Consulta entrevistou 800 pessoas entre os dias 13 e 17 de setembro