PolíticaGeral

PL que autoriza desestatização da Ferroeste é encaminhado à CCJ

Projeto de lei foi aprovado com emendas na tarde desta segunda-feira na Alep

 PL que autoriza desestatização da Ferroeste é encaminhado à CCJ

Foto: Jonathan Campos / AEN

O projeto de lei que autoriza a desestatização da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após ser aprovado com cinco emendas na sessão da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (19).

A pauta foi discutida pela manhã durante uma audiência pública promovida pela Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, em conjunto com representantes do setor produtivo paranaense. O objetivo foi aprofundar a discussão sobre a proposição e esclarecer os pontos necessários antes da votação da matéria pelo legislativo que ocorreu durante a tarde.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, o projeto retorna na pauta desta terça-feira (19).

A Ferroeste administra o trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel. O objetivo da desestatização é potencializar os investimentos no modal ferroviário, promovendo a redução de custos logísticos para o setor produtivo, além de apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária.

Já o líder da oposição  Requião Filho, questionou o texto.

O governo do Estado informou que, com o avanço do projeto 512/2024, vai contratar um estudo para apontar a melhor modelagem do processo, que deve ser concretizado em um leilão na B3, em São Paulo. Para o Executivo, a concessão vai permitir a exploração de demais ramais ferroviários para garantir a viabilidade da ferrovia, de acordo com as regras da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

A Ferroeste já recebeu autorizações do governo federal para exploração de ramais conectados à sua malha: Guarapuava-Paranaguá, Cascavel-Foz do Iguaçu, Cascavel-Chapecó e Maracaju (MS)-Dourados (MS).

Constituída em 1988, a Ferroeste passou a integrar a Administração Pública Estadual como sociedade de economia mista em 1991 e, hoje, possui dentre suas atribuições a construção, operação, administração e exploração comercial de vias ferroviárias nacionais, de terminais ferroviários, silos e demais sistemas de armazenagem.

Reportagem: Marlon Santiago

Avatar

Mariana Godoi

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP