CuritibaGeral

Setor de bares questiona abordagens da AIFU em Curitiba

Empresário e representante afirmou que ações muitas vezes têm truculência policial

 Setor de bares questiona abordagens da AIFU em Curitiba

Foto: Arquivo/ CMC

As ações de fiscalização do Poder Público a bares e restaurantes em Curitiba foram alvo de questionamentos na Câmara Municipal da cidade. André Fernandes da Rosa, empresário e representante do setor, falou durante a Tribuna Livre, um espaço dentro das sessões plenárias das quartas-feiras na Casa destinado à população. No discurso, o comerciante afirmou que empresários de diferentes regiões da cidade estão com dificuldades para a liberação de licenças e alvarás. Ele também falou sobre as abordagens durante a fiscalização.

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) conta com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além das secretarias municipais de Urbanismo, Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária, Setran e da Guarda Municipal. Segundo Rosa, desde a pandemia, as ações têm sido mais truculentas junto aos trabalhadores.

O representante ainda relata que, de acordo com dados da própria PM, foram utilizados 260 viaturas e mais de 700 policiais no último ano. Em 2023, conforme a polícia, foram mais de 145 operações AIFU em Curitiba e Região Metropolitana. Ele também ponderou que, muitas vezes, as ações são motivadas por motivos que não problemas reais nos locais.

Sobre as multas da fiscalização, que podem chegar a R$ 15 mil, Rosa questionou a forma aleatória de aplicação.

À reportagem, a Polícia Militar afirmou que, até o momento, não há nenhum registro que relata desvio de conduta nas abordagens durante as fiscalizações da AIFU. A corporação também orientou que o canal oficial para formalizar qualquer denúncia relacionada a policiais militares é a Corregedoria-Geral ou, em municípios menores, a da PM mais próxima. Em nota, a prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), informa que as solicitações de alvarás e consultas sobre documentos necessários foram digitalizadas, o que reduziu o tempo de resposta.

Entre os serviços, estão a Consulta Prévia de Viabilidade (CPV), que faz a emissão imediata do documento.  O sistema para esse e demais serviços online da SMU está operando sem restrições. No caso específico de renovação do alvará comercial, a solicitação é feita pelo Cadastro Sincronizado da Prefeitura, pelo site, que também segue funcionando normalmente. 

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Olívia Marques

Criança de 10 anos morre após passar mal em colégio

Criança de 10 anos morre após passar mal em colégio

Caso aconteceu nesta segunda-feira (16) no município de Rebouças, no Paraná

Animal silvestre é resgatado em Pinhais

Animal silvestre é resgatado em Pinhais

Macaco foi encontrado dentro de uma gaiola na casa do suspeito

Marcado Júri de mandante de morte de fiscal de combustíveis

Marcado Júri de mandante de morte de fiscal de combustíveis

O julgamento está previsto para os dias 10,11 e 12 de setembro de 2025.