CuritibaGeral

Ação na Justiça pode determinar demolição de arquibancada do Pinheirão

Prefeitura de Curitiba alega que parte do estádio ocupa de forma irregular espaço público

 Ação na Justiça pode determinar demolição de arquibancada do Pinheirão

Imagem: Google Street View

Dez anos após comprar o Pinheirão por R$ 57,5 milhões, o empresário João Destro pode ser obrigado a demolir a arquibancada do estádio. Um processo, movido pela Prefeitura de Curitiba, acusa o proprietário de uso indevido de espaço público. A BandNews FM teve acesso a ação reivindicatória que tramita desde o final do ano passado no Judiciário. O argumento da prefeitura é que a arquibancada do Pinheirão foi construída sobre parte da Rua Diógenes Ridley Raciop, esquina com a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Em literatura jurídica, o Pinheirão estaria cometendo usurpação de bem público.

O advogado Giuliano Gobbo, que representa o Pinheirão no processo, rebate os argumentos da prefeitura e afirma que tem tentado resolver o ‘imbróglio’.

Imagem anexada ao processo

Ao todo, a prefeitura pede que a empresa de Destro derrube a arquibancada, o portal de concreto armado localizado no acesso à Rua Diógenes Ridley Raciop, esquina com a Avenida Victor Ferreira do Amaral, e o muro existente ao longo da Rua Diógenes. Os pedidos tem como base um levantamento da Secretaria Municipal do Urbanismo. Segundo peças do processo, entre março e agosto de 2021, técnicos da pasta vistoriaram o espaço e constataram que áreas públicas estavam obstruídas por estruturas do Pinheirão, como parte da arquibancada. Conforme a prefeitura, a empresa proprietária do estádio foi notificada das irregularidades diversas vezes desde o início do processo administrativo, em 2017. A administração alega que ao longo dos últimos cinco anos o Pinheirão não cumpriu com os pedidos de regularização e negociações entre as partes não foram concluídas.

O advogado de Destro alega que a prefeitura se mantém irredutível e não tem cedido para cenários em que a arquibancada permaneça em pé.

A BandNews FM entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba que preferiu não se manifestar no momento.

Imagem anexada ao processo

O estádio

Projetado inicialmente para ser um dos maiores estádios do mundo, com capacidade que chegaria a 110 mil pessoas, o Complexo Esportivo do Pinheirão foi construído na década de 1970, mas inaugurado oficialmente apenas em 1985, em uma partida entre as seleções do Paraná e de Santa Catarina. Foi casa do Athletico e do Paraná Clube durante alguns anos, e também recebeu partidas da seleção brasileira.

Em 2015, em entrevista a estudantes de jornalismo da PUCPR, o ídolo da torcida Athleticana, Barcímio Sicupira Junior e o radialista Eduvaldo Brasil relataram momentos marcantes da história do estádio.

O Complexo Esportivo do Pinheirão está fechado desde maio de 2007 por causa de dívidas, foi leiloado em 2012, porém, não recebeu eventos esportivos até então. Com a possibilidade de demolição da arquibancada e de mais estruturas, o retorno do Pinheirão como palco do futebol paranaense fica cada vez mais inviabilizado, levando junto a história de pelo menos quatro décadas do esporte local.

Imagem: Google Street View



Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Polícia tenta identificar motociclista envolvido em racha

Polícia tenta identificar motociclista envolvido em racha

Empresário de Curitiba morreu na suposta corrida; suspeito não prestou socorro e fugiu do local

Projeto quer alterar regra para eventos esportivos sem bebidas alcoólicas

Projeto quer alterar regra para eventos esportivos sem bebidas alcoólicas

Medida não muda as regras em jogos de futebol, assim como jogos individuais ou coletivos

Festival Afro de Curitiba terá show de Leci Brandão

Festival Afro de Curitiba terá show de Leci Brandão

Além das atrações musicais e de dança, a celebração vai reunir uma feira de afro

Conferência define estratégias do Sul para ciência, tecnologia e inovação

Conferência define estratégias do Sul para ciência, tecnologia e inovação

A intenção é promover o debate da sociedade sobre as próximas políticas públicas do Brasil