CuritibaGeral

Agressor de músico negro vai a júri popular, em Curitiba

Ocorrência foi registrada no Centro da capital, em 2022

 Agressor de músico negro vai a júri popular, em Curitiba

Imagem: reprodução/ redes sociais

O homem identificado como agressor do músico Odivaldo Carlos da Silva, conhecido como Neno, vai ser julgado pelo Tribunal do Júri. A vítima é negra. A ocorrência foi registrada no Centro de Curitiba, em 2022. A sentença de pronúncia foi proferida nesta quinta-feira (15).

Paulo Cezar Bezerra foi denunciado por tentativa de homicídio triplamente qualificado e permanece preso preventivamente há mais de um ano. A promotoria sustenta que uma das motivações para o crime foi o preconceito racial.

Conforme a denúncia, naquela oportunidade, o homem desferiu diversos golpes com um cassetete contra o músico e fez ofensas contra a dignidade dele, sem qualquer motivação além da intolerância racial. A promotoria aponta que o réu proferiu palavras ofensivas contra a raça e a cor de Neno. A denúncia indica que o homem disse “Ei, negro! Macaco! Morador de rua tem que morrer!”.

LEIA TAMBÉM

Além das agressões físicas e ofensas verbais, a promotoria observa que Bezerra incitou o próprio cão a atacar a vítima. As ocorrências foram registradas na Rua Doutor Faivre, no Centro de Curitiba, em novembro de 2022. A denúncia ainda observa que, nas proximidades de onde o crime foi praticado, o réu teria tido atitude semelhante em relação à outra vítima – um homem que vivia em situação de rua.

Bezerra vai ser julgado pelo Tribunal do Júri pelo crime de injúria racial e pelas duas tentativas de homicídio. Foram apontadas como qualificadoras o motivo torpe, o uso de meio cruel e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima.

À época, a defesa disse que ele já conhecia o músico, tinha um desentendimento anterior e deveria responder por lesão corporal, e não por tentativa de homicídio e injúria racial. À polícia, Bezerra afirmou que havia ingerido bebida alcoólica, no dia em que agrediu o músico. Ele ainda citou que recebia dinheiro de comerciantes da região para espantar andarilhos e arruaceiros.

As câmeras de segurança flagraram que o agressor andava com o cão. O músico é atingido na nuca, no rosto e nas pernas.

Avatar

Cleverson Bravo

Catálogo de Bispo do Rosário está disponível no MON

Catálogo de Bispo do Rosário está disponível no MON

Na semana de lançamento do livro, Brasil relembra a luta antimanicomial

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Alimentos como cebola, arroz e azeite de oliva acumulam as maiores altas em 12 meses

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Doações podem ser feitas nos pontos de coleta; para grandes quantidades ligue no 156

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Julgamento dos quatro acusados acontece no Tribunal do Júri da capital no próximo dia (27)