ParanáGeral

Alep vota projeto que garante acesso à Cannabis Medicinal

A legislação estadual sobre o tema está em discussão desde 2019

 Alep vota projeto que garante acesso à Cannabis Medicinal

Foto: Reprodução/Jcomp – Freepik

Os deputados estaduais votam nesta terça-feira (6), em primeiro turno, um projeto de lei que assegura o acesso a medicamentos à base de cannabis.

Produtos que utilizam os princípios ativos CBD (canabidiol) e THC (tetrahidrocanabinol) já são utilizados para tratamento de doenças, síndromes e outros transtornos de saúde. No entanto, sem uma legislação ampla que regulamente o setor, atualmente, muitos casos são judicializados.

Veja mais:

O deputado Goura (PDT), um dos autores do projeto, explica que o texto em votação prevê o acesso aos medicamentos já autorizados pela Anvisa. Ele também defende a ampliação do debate para promover uma “redescoberta” desta planta e suas propriedades terapêuticas:

Atualmente, quem tem prescrição médica para tratamento com a maconha medicinal consegue acesso aos medicamentos na Justiça. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 196 pacientes paranaenses recebem a medicação pelo Estado. Nos últimos cinco anos, o fornecimento dos produtos custou mais de R$ 3,4 milhões:

O projeto apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná está em discussão desde o início da atual legislatura, em 2019. De lá para cá, especialistas foram ouvidos e diversas audiências públicas foram realizadas. Apesar disso, o texto não contempla todos os anseios da comunidade que defende o uso terapêutico da maconha.

O advogado Diogo Pontes Maciel aponta para a ausência da autorização para o autocultivo. Segundo ele, quando prescrito por um médico, essa é uma forma econômica e efetiva de garantir o direito ao tratamento:

O projeto que garante o acesso a medicamentos à base de cannabis está na pauta do plenário para primeira discussão. A sessão começa a partir das 14h30.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

jully.mendes

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Comparsas deixam corpo em UPA e são presos momentos depois ao voltar ao local

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

Movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas