ParanáGeral

Aplicativo oferece suporte para mulheres vítimas de violência

A plataforma conta com cerca de 300 influenciadoras que trazem conteúdos relevantes sobre o tema

 Aplicativo oferece suporte para mulheres vítimas de violência

Foto: Ilustrativa/pixabay

De janeiro a junho, 95 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado. Um levantamento baseado no período de 2019 a julho de 2022 mostra que os números apresentam alta tanto na capital quanto na região metropolitana. Segundo os dados apresentados no Fórum Metropolitano de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, realizado nesta quinta-feira, em Curitiba, foram registrados três feminicídios em 2019, oito em 2020, 11 em 2021 e até julho deste ano ocorreram quatro casos. Na região metropolitana foram dez feminicídios em 2019, oito em 2020, 15 em 2021 e quatro até julho de 2022. Para a delegada Vanessa Alice, uma das formas de reduzir estes números é através da denúncia contra o agressor. Medidas protetivas podem ajudar a mulher a se libertar do ciclo de violência que tende a evoluir, até chegar às agressões físicas e ao feminicídio.

Com o intuito de ajudar essas mulheres, o Felipe Rigoni resolveu criar há dois anos o aplicativo Maria Family, que funciona como uma rede de apoio para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A plataforma conta com cerca de 300 influenciadoras que trazem conteúdos relevantes sobre o tema. As vítimas também recebem acolhimento com foco na recuperação da saúde mental. 86 psicológas, parceiras que atuam em várias regiões do país, prestam atendimento online e gratuito para quem não têm condições de pagar. Há ainda um trabalho visando o empoderamento e a oferta de cursos profissionalizantes para que as vítimas possam voltar a ser independentes e confiantes.

Levantamentos apontam que 70% das vítimas de agressão nunca passaram por uma rede de proteção. Um suporte que para a psicóloga e co-fundadora do aplicativo, Sonia Leszczynski, pode ser a única forma destas mulheres recuperarem a autoestima.

A expectativa é que até o fim do ano mais de cinco mil vítimas sejam atendidas através do aplicativo. Felipe planeja ampliar o suporte e espera que o assunto receba a atenção que merece, com empresas e sociedade cada vez mais conscientes sobre o tema.

Para saber mais detalhes, basta baixar o aplicativo Maria Family. As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas no 180, que funciona 24 horas por dia, inclusive pelo WhatsApp. 

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

carolina.genez

Paraná terá resolução para mitigar efeitos da estiagem

Paraná terá resolução para mitigar efeitos da estiagem

Mais de 60% das bacias paranaenses estão classificadas como críticas ou em situação de alerta

Ônibus com 45 passageiros utiliza área de escape na BR-277

Ônibus com 45 passageiros utiliza área de escape na BR-277

O ônibus bateu em outros dois carros. Ninguém ficou ferido

Principais rodovias que cortam Curitiba têm trânsito tranquilo neste sábado

Principais rodovias que cortam Curitiba têm trânsito tranquilo neste sábado

A expectativa é que o fluxo de veículos seja maior sentido litoral do Paraná

Acusado de matar youtuber é condenado a 14 anos

Acusado de matar youtuber é condenado a 14 anos

Além da prisão, Everton Vargas foi obrigado a pagar uma indenização de R$ 60 mil