Bares e restaurantes de Curitiba fazem campanha para redução de impostos de bebidas

A alta carga tributária de vinhos e destilados tem provocado o fechamento de bares e lojas de bebidas em Curitiba. O Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba – o Sindiabrabar, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná, Abrasel – PR e Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba, a Ascesme, estão se articulando para tentar reduzir os impostos sobre esse tipo de produto. Uma das medidas tem sido discutir o assunto com autoridades governamentais. Os impostos estaduais que incidem sobre os vinhos são de 43,03%; para os destilados, a alíquota é de 61,38%.

De acordo com um levantamento feito pelo Sindiabrabar, 70% dos vinhos e destilados consumidos em festas e eventos de Curitiba não têm tributação e procedência garantida. Para o empresário Marcos Almeida, dirigente do sindicato, a situação está insustentável e sobreviver no setor, quase impossível.

Os empresários do setor avaliam que a alta carga tributária está contribuindo com o aumento do contrabando de vinhos e bebidas, em especial do Paraguai, Argentina e de outros estados brasileiros como Santa Catarina, São Paulo e Goiás. Almeida diz que nesses lugares a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é menor que no Paraná.

No mês passado, os representantes do Sindiabrabar, Abrasel e Ascesme se reuniram com o secretário da Fazenda do Paraná, José Luiz Bovo, para pedir uma redução dos impostos sobre vinhos e destilados. A assessoria de imprensa do secretário informa que a demanda vai ser analisada tecnicamente, mas não tem um prazo para que isso aconteça.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Volksfest 2024 traz novidades para os fãs de clássicos Volkswagen

Volksfest 2024 traz novidades para os fãs de clássicos Volkswagen

Evento contará com diversas novidades para os apaixonados por veículos de refrigeração a ar

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense