CuritibaGeral

Bicicletas compartilhadas somam um milhão de deslocamentos em Curitiba

Operação do sistema Tembici completa um ano na capital paranaense neste mês

 Bicicletas compartilhadas somam um milhão de deslocamentos em Curitiba

Foto: BandNews

Os curitibanos realizaram mais de um milhão de deslocamentos com bicicletas no primeiro ano de operação do sistema Tembici na capital paranaense. Segundo informações da empresa, a bike compartilhada substitui veículos motorizados em 63% dos trajetos.

O levantamento também revela que a preferência pela mobilidade compartilhada da população é pautada, principalmente, pela praticidade: 30% dos usuários utilizam o sistema para ir e voltar do trabalho. Além disso, mais da metade dos entrevistados (54%) afirma que a bicicleta compartilhada é mais rápida e prática que outros meios de transportes urbanos.

A coordenadora de operações da Tembici em Curitiba, Hiolita Mattiuzzi, detalha que 60% dos usuários do serviço não têm bicicleta própria, mas utilizam diariamente o meio de transporte levando em consideração o baixo custo.

Veja mais: Curitiba está com inscrições abertas para atividades físicas e esportes

O sistema também atrai muitos usuários que procuram solução para diversas questões, desde o combate às mudanças climáticas até a promoção da saúde. A pesquisa mostra ainda que 93% dos curitibanos pedalam para promover bem-estar e saúde. É o caso de Wynitow Butenas, que utiliza o serviço desde a implementação.

A expressiva quantidade de deslocamentos em um ano de serviço fez com que a operação de bicicletas compartilhadas fosse expandida em Curitiba. No mês passado (junho), a Tembici entregou mais 280 bikes elétricas para os usuários e iniciou o processo de eletrificação das 51 estações espalhadas pela cidade. Hiolita explica que o fato dos curitibanos estarem repensando os hábitos fizeram com que a empresa reforçasse a ciclomobilidade na capital paranaense.

Para utilizar, os usuários precisam fazer um cadastro e adquirir um plano pelo aplicativo da Tembici. Atualmente, o preço começa em R$ 5,99 por viagem e pode chegar até a R$ 249. 

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

Mariana Godoi

Polícia investiga acidente com ônibus do Coritiba Crocodiles

Polícia investiga acidente com ônibus do Coritiba Crocodiles

Três atletas morreram e outras 12 pessoas ficam feridas na Serra das Araras

Jovem é resgatada após sofrer torção de joelho em trilha

Jovem é resgatada após sofrer torção de joelho em trilha

Caso foi registrado no Morro Pão de Lóth, na região metropolitana de Curitiba