CuritibaGeral

Câmara cassa mandato de Renato Freitas, em primeiro turno

Perda de mandato depende de nova votação, que acontece nesta sexta-feira (5)

 Câmara cassa mandato de Renato Freitas, em primeiro turno

Foto: Carlos Costa – CMC

Em sessão especial, na manhã, desta quinta-feira (4), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em primeiro turno, a cassação do mandato do vereador Renato Freitas, do PT. Foram 23 votos favoráveis e 7 contrários. Para ser efetivada, a perda de mandato depende de uma nova votação. O segundo turno está marcado para esta sexta-feira (5), às 9h da manhã. São necessários ao menos 20 votos favoráveis, nas duas sessões, para que a cassação seja efetivada. Se o número, que corresponde à maioria absoluta da Casa, não for atingido, o processo é arquivado.

No início da sessão de julgamento, na manhã de hoje (quinta, 4), a defesa de Freitas apresentou um requerimento preliminar, em que pediu o arquivamento do processo. Segundo os advogados do parlamentar, a Câmara desrespeitou o prazo de 90 dias para concluir o julgamento. O requerimento foi negado pelo presidente da Câmara, o vereador Tico Kuzma.

Com o seguimento da sessão, foi realizada a leitura do parecer aprovado no Conselho de Ética da Câmara, que recomendou a cassação do parlamentar. Em seguida, foi concedido tempo para a discussão entre os vereadores; e para a recomendação de voto pelas lideranças partidárias. Intimada a se pronunciar em relação à acusação de quebra de decoro parlamentar, a defesa de Freitas decidiu por não usar do tempo de fala. Segundo os advogados, os argumentos contra a cassação serão concentrados na segunda sessão de julgamento, que será realizada amanhã (sexta, 5).

O desrespeito ao prazo de 90 dias para a conclusão do julgamento deve ser a nova estratégia da defesa, para tentar barrar uma eventual cassação de Freitas. Os advogados do parlamentar se baseiam em um decreto-lei de 1967, que dispõe que as ações incompatíveis com o decoro parlamentar devem ser julgadas no prazo máximo de 90 dias. Passado esse prazo, o processo deve ser arquivado.

Já o Regimento Interno da Câmara prevê o prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, para o julgamento. Como o vereador foi citado em 27 de março para apresentar a defesa, já se passaram 130 dias, desde o início do processo. Para o advogado de Freitas, Guilherme Gonçalves, a legislação federal deve prevalecer sobre o Regimento Interno da Câmara.

Se a sessão de julgamento desta sexta-feira (5) resultar em uma cassação de Freitas, o assunto deve, novamente, retornar ao Judiciário. Essa é a promessa da defesa do parlamentar, que já anunciou a possibilidade de ingressar com um novo pedido na Justiça, desta vez, pela anulação definitiva do processo de cassação.

O vereador Renato Freitas é acusado de quebra de decoro parlamentar, por ter participado de uma manifestação contra o racismo, em fevereiro, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo da Ordem. Para o Conselho de Ética da Câmara, Freitas desrespeitou a conduta que se espera de um parlamentar, com a realização do ato.

Reportagem David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Polícia tenta identificar motociclista envolvido em racha

Polícia tenta identificar motociclista envolvido em racha

Empresário de Curitiba morreu na suposta corrida; suspeito não prestou socorro e fugiu do local

Projeto quer alterar regra para eventos esportivos sem bebidas alcoólicas

Projeto quer alterar regra para eventos esportivos sem bebidas alcoólicas

Medida não muda as regras em jogos de futebol, assim como jogos individuais ou coletivos

Festival Afro de Curitiba terá show de Leci Brandão

Festival Afro de Curitiba terá show de Leci Brandão

Além das atrações musicais e de dança, a celebração vai reunir uma feira de afro

Conferência define estratégias do Sul para ciência, tecnologia e inovação

Conferência define estratégias do Sul para ciência, tecnologia e inovação

A intenção é promover o debate da sociedade sobre as próximas políticas públicas do Brasil