PolíticaGeral

Câmara discute veto a cidadania honorária a Olavo de Carvalho

Homenagem, aprovada pelos vereadores, foi rejeitada pelo prefeito Rafael Greca

 Câmara discute veto a cidadania honorária a Olavo de Carvalho

(Foto: reprodução/redes sociais)

Os vereadores de Curitiba decidem nesta segunda-feira (19) se mantém ou derrubam o veto do Executivo ao projeto de lei que concede a Cidadania Honorária da capital ao filósofo Olavo de Carvalho. A justificativa do veto total, assinado pelo prefeito Rafael Greca (PSD), é a ausência do “in memoriam” – isto é, que se tratasse de uma homenagem póstuma, uma vez que Carvalho faleceu em janeiro de 2022, aos 74 anos de idade.

A votação “tranca a pauta” do Legislativo e é feita em turno único pelo sistema da maioria absoluta. Em outras palavras, pelo menos 20 vereadores precisariam se manifestar contra a decisão do chefe do Executivo – número que equivale à “metade mais um” do colegiado da Câmara, formado por 38 parlamentares.

Se o veto for mantido, a proposta é arquivada. Caso seja derrubado, a lei é automaticamente promulgada e entra em vigor.

Em reunião na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara indicou a manutenção do veto. O parecer de Mauro Ignácio (União), endossando a argumentação da Prefeitura de Curitiba, prevaleceu sobre o voto em separado de Rodrigo Reis (União), que apoiou a derrubada do veto.

Tramitação

A Cidadania Honorária de Curitiba a Olavo de Carvalho foi proposta por Eder Borges (PP). Na votação em primeiro turno, em 4 de abril, o substitutivo, que era “in memoriam”, foi rejeitado pela maioria dos vereadores. Em seguida, com 8 votos a favor, 7 contra e 7 abstenções, foi acatada a redação original do projeto de lei, apresentada antes do falecimento de Carvalho. No segundo turno, realizado no dia 10 de abril, a homenagem foi confirmada, com placar de 14 a 9 votos.

Olavo

Natural de Campinas (SP), Olavo de Carvalho faleceu na cidade de Richmond (EUA), em janeiro de 2022, aos 74 anos de idade. Morou em Curitiba entre 2000 e 2004.

Autor de mais de 40 livros, da astrologia à filosofia, Carvalho ficou conhecido por textos publicados em jornais, e pela vinculação a políticos conservadores do Brasil, como o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Informações: Leonardo Gomes.

Avatar

leonardo.gomes

Câmara de Curitiba vota LDO 2025 a partir de segunda-feira

Câmara de Curitiba vota LDO 2025 a partir de segunda-feira

Orçamento previsto é de R$ 14,29 bilhões, valor 10% maior em relação a 2024

Curitiba pode ampliar acesso ao passe escolar

Curitiba pode ampliar acesso ao passe escolar

Projeto de lei atualiza organização do transporte coletivo

Ministra Margareth Menezes cumpre agenda em Curitiba

Ministra Margareth Menezes cumpre agenda em Curitiba

Ela lança o Comitê de Cultura nesta quinta-feira (20)

Assédio eleitoral: entenda a prática, como denunciar e suas consequências

Assédio eleitoral: entenda a prática, como denunciar e suas consequências

No Paraná, foram registradas mais de 280 denúncias de assédio eleitoral nas eleições de 2022