CuritibaGeral

Campo Largo (PR) passa por estudo de prevenção de desastres

Durante mais de uma semana técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) ficaram na cidade

 Campo Largo (PR) passa por estudo de prevenção de desastres

Foto: Reprodução/SMCS

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) concluíram nesta sexta-feira (28), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, um estudo para identificar áreas de risco. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e desastres na cidade. As atividades em campo tiveram início na semana passada.

Antes de irem ao município, os pesquisadores analisaram previamente informações da região e fizeram contato com a defesa civil local. Durante os últimos dias a equipe mapeou os imóveis que podem ser afetados por deslizamentos de terra, quedas de blocos, inundações e outros processos geo-hidrológicos relacionados a eventos extremos.

No trabalho de campo, são feitos registros fotográficos, inclusive com apoio de drones. Após um primeiro levantamento na cidade, os pesquisadores delimitam as áreas classificadas como de risco “alto” e “muito alto”, para aprofundamento das análises.

As áreas de risco “médio” ou “baixo” costumam ser indicadas no relatório como áreas de monitoramento. A cidade já conta com a Cartografia de Áreas de Risco, mas o estudo será atualizado com metodologias mais modernas, desenvolvidas pelo SGB.

O mapeamento também ajuda a prefeitura a obter financiamento para projetos de prevenção a desastres, pois são dados técnicos qualificados e produzidos por uma empresa pública, que é referência nos trabalhos de prevenção a desastres.

Além disso, as informações dão suporte às políticas públicas habitacionais e de saneamento, sendo, portanto, importantes instrumentos para reduzir vulnerabilidades sociais e promover o desenvolvimento regional.

O trabalho integra o planejamento anual do SGB, inserido no Plano Plurianual 2024-2027, do governo federal. Ao longo do ano, outras cidades serão atendidas por esse estudo que é norteado pela Lei 12.608/2012.

Informação: Marlon Santiago

Avatar

Paula Duraes

Pesquisador cria detector de mentiras para o português do Brasil

Pesquisador cria detector de mentiras para o português do Brasil

Modelo desenvolvido pela UFPR utiliza diversos aspectos do português do Brasil para fazer a detecção.

Milhares de pessoas participam do 32º Festival do Imigrante Japonês

Milhares de pessoas participam do 32º Festival do Imigrante Japonês

O Imi Matsuri celebra os 116 anos da imigração japonesa ao Brasil.

Nayme completa 10 anos com culinária árabe

Nayme completa 10 anos com culinária árabe

O local é inspirado na matriarca da família e dona das receitas do menu

Novo CMEI da CIC deve abrir 116 vagas em Curitiba

Novo CMEI da CIC deve abrir 116 vagas em Curitiba

Segundo a prefeitura, as obras têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2025