Nacionaleducação

Cartilha esclarece dúvidas sobre a redação do Enem; confira

Cartilha esclarece dúvidas sobre a redação do Enem; confira

 Cartilha esclarece dúvidas sobre a redação do Enem; confira

Foto: Inep/Divulgação

Os estudantes inscritos no Enem deste ano já podem esclarecer dúvidas sobre os critérios da redação. Além das informações sobre a matriz de referência da prova, a cartilha do participante disponibilizada nesta quarta-feira (2) na internet traz exemplos comentados de redações que receberam pontuação máxima (1.000 pontos) em 2023. O material é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação.

Para a professora de redação Mariane Gardezani, do curso Elite Curitiba, o documento deve funcionar como um guia, e não uma fórmula mágica.

No dia 3 de novembro, primeiro dia do exame, os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Será proposta uma situação-problema, que servirá de base para o desenvolvimento da redação.

Entre as competências exigidas no Enem, estão o domínio da escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e dos argumentos para defender um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e a proposta de intervenção para o problema abordado.

A professora alerta que o avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. Serão dois avaliadores para cada texto. A nota final do participante será a média aritmética entre as duas pontuações atribuídas pelos avaliadores.

Alguns critérios podem fazer com que a nota seja zero: fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Instituições de ensino públicas e privadas usam o Enem para selecionar os estudantes. As notas da prova também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Cometa que passará perto da Terra poderá ser visto

Cometa que passará perto da Terra poderá ser visto

Especialista do Observatório Nacional orienta sobre como observar o cometa C/2023 A3

Horário de Verão é “possibilidade real”, segundo ministro Alexandre Silveira

Horário de Verão é “possibilidade real”, segundo ministro Alexandre Silveira

O ministro participa da reunião Ministerial de Energia do G20, em Foz do Iguaçu