CuritibaGeral

Missa e coroação marcam Dia da Padroeira em Curitiba

Veja a programação que celebra Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

 Missa e coroação marcam Dia da Padroeira em Curitiba

Padroeira de Curitiba será celebrada com coroação e missa. – Foto: Daniel Castellano/SMCS (arquivo)

por Amanda Yargas

Uma missa na Catedral Basílica de Curitiba acontece às 15 horas, será feita a reza de um terço e a bênção com o Santíssimo Sacramento. Às 16h30, acontece a cerimônia de coroação da imagem histórica da padroeira na esquina das ruas Barão do Serro Azul com Nestor de Castro e São Francisco, no centro histórico, com a presença do prefeito Rafael Greca.

Esta escultura da padroeira está instalada no alto de um pedestal cilíndrico de 10 metros de altura, a imagem, feita em bronze, é obra da artista plástica Maria Inés Di Bella. Esse conjunto é conhecido como Memorial a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A cerimônia de coroação conta com a participação da Banda Lyra Curitibana, que vai executar o Hino de Nossa Senhora da Luz interpretado pelo músico Khae Lhucas Ferreira Pereira.  Após a coroação, os fiéis seguem para a missa final na Catedral Basílica, na Praça Tiradentes. 

História

Segundo a Arquidiocese de Curitiba, a cidade se inicia em torno de uma capela, onde a imagem da Mãe da Luz, que foi encontrada em uma pequena povoação no sítio dos Pinhais era venerada por milagres. Passado algum tempo notaram que a imagem sempre se virava para uma região que os indígenas chamavam de Curitiba, que significa em tupi-guarani um lugar que tinha muito pinhão.

Os sertanejos decidiram tomar a região dos caingangues,e foram para a região armados para o combate. Ao chegar, conta-se que eles foram recebidos amistosamente pelos nativos locais, liderados pelo cacique Gralha Branca, ou Araxó.

O cacique teria fincado uma vara, símbolo de comando, no local que viria a ser a praça Tiradentes. Ao chegar a primavera, a vara teria desabrochado com galhos e flores. Neste local foi erguida a igreja em honra a Nossa Senhora da Luz. A imagem original está preservada no Museu Paranaense, na rua Kellers, 285, no Largo da Ordem.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Após acidente, BR-376 é liberada

Após acidente, BR-376 é liberada

Não há trânsito no local, de acordo com a concessionária responsável

Capotamento causa interdição na BR-277 sentido Paranaguá

Capotamento causa interdição na BR-277 sentido Paranaguá

O motorista do veículo está sendo atendido por uma equipe médica