NacionalGeral

Ceratocone: entenda quando coçar os olhos pode levar a cirurgia

Deformação pode ser confundida com outros problemas de visão

 Ceratocone: entenda quando coçar os olhos pode levar a cirurgia

Foto: divulgação Internet

O ceratocone é uma doença nos olhos progressiva, hereditária e que atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A doença afeta a córnea, provocando um afinamento e a deformação desta estrutura, que fica mais cônica, como explica o  oftalmologista Marcello Fonseca.

O diagnóstico neste estágio inicial é difícil porque o ceratocone se confunde com outros problemas de visão. Em crianças, a condição avança mais rapidamente e a sua identificação é ainda mais complicada, já que elas geralmente não têm base de comparação para a dificuldade de enxergar. No entanto, o diagnóstico precoce  é importante, porque pode evitar uma cirurgia no futuro, como indica o médico.

Entre os sintomas do ceratocone estão a perda progressiva da visão, que se torna borrada e distorcida, tanto para longe quanto para perto, que exige mudança constante do grau das lentes de óculos e também a sensibilidade à luz, o comprometimento da visão noturna,  a formação de imagens duplas ou múltiplas de um mesmo objeto e halos ao redor das fontes de luz.  A condição aparece com mais frequência entre os 10 e os 25 anos de idade e se você ou alguma criança que você cuida apresentar estes sintomas, o indicado é procurar um oftalmologista para evitar o agravamento da doença.

Avatar

amanda.yargas

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

O músico lutava contra um câncer desde 2022

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Solicitações devem ser feitas na Página do Participante, até às 23h59