ParanáGeral

Chuvas deixam 5,4 mil moradores fora de casa no Paraná

A situação mais crítica é em União da Vitória, devido, às cheias do Rio Iguaçu

 Chuvas deixam 5,4 mil moradores fora de casa no Paraná

Foto: Arquivo / Augusto Lindner / IAT

O acúmulo de água da chuva ainda provoca alagamentos e deixa quase 5,4 mil pessoas fora de casa no Paraná. Segundo a Defesa Civil, a situação mais crítica é em União da Vitória, devido, principalmente, às cheias do Rio Iguaçu. Apenas no município, quatro mil moradores tiveram as casas invadidas pela água e estão com familiares ou em abrigos públicos. O porta-voz da Defesa Civil, Marcos Vidal, explica que a situação é delicada já que o nível do rio pode subir ainda mais.

Em União de Vitória, as aulas estão suspensas em sete instituições de ensino por conta do excesso de água. Outras 31 escolas e CMEIS permanecem funcionando normalmente. A previsão é que o nível do Rio Iguaçu chegue próximo a 7 metros nas próximas horas, mesmo sem chuvas. O engenheiro ambiental, doutor em Gestão Urbana e professor da PUCPR, Alessandro Bertolino, explica que como o Rio Iguaçu corta todo o estado ele sofre influência do que ocorre em diferentes regiões, como por exemplo, em Curitiba. A chuva que cai na capital pode levar até 72 horas para chegar a União da Vitória.

No total, quase 34 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas em 58 municípios. Até o momento, uma morte foi registrada e oito pessoas ficaram feridas. Ao todo, quatro mil casas tiveram danos, principalmente, por alagamentos ou destelhamentos. As cidades mais afetadas são: União da Vitória (9.000 pessoas), Rebouças (3.156), Jardim Alegre (2.800), São Jorge d’Oeste (1.600), Peabiru (1.520), Cascavel (1.350) e Ivaiporã (1.200).

Veja mais:

Até o momento, seis cidades tiveram o decreto de situação de emergência reconhecido pelo Estado. Outros três municípios (Ivaiporã, União da Vitória e Paulo Frontin) aguardam a homologação do governo para que a emergência seja colocada em prática. O capitão Marcos Vidal alerta que com a previsão de chuva forte para os próximos, a população deve se manter em alerta.

Segundo o Clima Tempo, Curitiba deve receber nessa quinta-feira (12) ao menos 60 mm de chuva. As rajadas de vento podem chegar a 54 km/h. O mau tempo deve atingir todo o estado. Em União da Vitória, por exemplo, a precipitação prevista é de 40 mm.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Sábado tem chuvas e baixas variações de temperatura no Paraná

Sábado tem chuvas e baixas variações de temperatura no Paraná

Há risco para tempestades. À noite, chuvas se concentram principalmente no leste

Comer fora ficou 30% mais caro no Paraná

Comer fora ficou 30% mais caro no Paraná

No país, aumento da refeição completa superou a alta do salário mínimo em 5 anos

Turismo paranaense cresce 5%, resultado é superior à média nacional

Turismo paranaense cresce 5%, resultado é superior à média nacional

No Brasil, a alta foi de 1,3%; os dados são referentes ao primeiro semestre de