Com aumento de ICMS, vários produtos ficarão mais caros a partir de amanhã

dinheiro-e1359896911446A partir de amanhã, dia 1º de abril, vários produtos ficam mais caros no Paraná por causa do aumento na alíquota do ICMS. O reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de 12% para 18% foi aprovado em dezembro de 2014, junto com o do IPVA. Ao todo, mais de 90 mil itens vão refletir essa mudança, entre eles o gás de cozinha, que vai de 46 para 50 reais, materiais escolares e plásticos, medicamentos, aparelhos eletrônicos, produtos de higiene e limpeza e até artigos do vestuário. Por isso, fica difícil livrar o bolso do reajuste. A BandNews ouviu alguns paranaenses que, para absorver os aumentos, pretendem diminuir o consumo.

 

Em relação ao gás de cozinha, o fim de um convênio entre o sindicato dos revendedores e o governo estadual, que existia para reduzir o ICMS, também interfere no aumento. E essa alta em especial puxa junto o encarecimento de outros produtos e serviços, como padarias e restaurantes, já que muitos setores devem repassar o reajuste. Nessas condições, até mesmo quem costuma pesquisar muito antes de comprar e manter os gastos na linha, se prepara para enfrentar dificuldades. A gerente de contas Viviane Pinheiro é uma dessas pessoas.

Ela também chama a atenção para um outro reflexo que pode ser sentido a médio e longo prazo: em relação ao aumento da inadimplência entre os consumidores.

Outro produto que deve subir a partir de amanhã com a nova alíquota no ICMS é o gás natural. A gasolina, o álcool e o diesel já haviam sido reajustados em janeiro deste ano. Além disso, por causa das recentes altas no dólar e na energia elétrica, o preço do pãozinho também fica mais salgado a partir de abril. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação, o custo deve aumentar de 8 a 12%. A Secretaria Estadual da Fazenda foi procurada para comentar o assunto, e a informação repassada pela assessoria de imprensa é de que o órgão deve se manifestar ainda hoje (terça, 31).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição