Com vacinação avançada, a prefeitura de Curitiba deve flexibilizar o uso da máscara na próxima semana

 Com vacinação avançada, a prefeitura de Curitiba deve flexibilizar o uso da máscara na próxima semana
Foto: divulgação/Unsplash

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, reconheceu que Curitiba pode flexibilizar o uso das máscaras, em ambiente externo, ainda na semana que vem. Ela sinalizou que a Prefeitura monitora o cenário epidemiológico e acompanha o comportamento da Covid-19, 15 dias depois do Carnaval. O discurso reforça o anúncio que já havia sido feito pelo governador Ratinho Júnior, nesta semana. Márcia ainda valorizou a adesão dos moradores à vacina, outro fator que permite a flexibilização do uso das máscaras, em locais abertos.

Nesta terça-feira (08), a secretária municipal da Saúde de Curitiba foi homenageada na Associação Comercial do Paraná, pelo Dia Internacional da Mulher. Durante o discurso, Márcia defendeu as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura.

Em votação simbólica, na sessão desta terça-feira (08), os vereadores aprovaram, na Câmara Municipal, a sugestão ao Executivo que também cobra a flexibilização do uso de máscaras, em Curitiba. O texto não é impositivo, mas é considerado uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura. A iniciativa é do vereador Alexandre Leprevost, do Solidariedade.

Com a vigência da bandeira amarela, em Curitiba, o uso de máscaras é obrigatório para quem está em espaços públicos ou coletivos. A sugestão aprovada pela Câmara Municipal, nesta terça-feira (08), deixa a cargo da Prefeitura como seria a redução das exigências. Por se tratar de uma votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou a medida.

No entanto, a aprovação não foi unânime. A vereadora Maria Leticia, do PV, avalia que a flexibilização ainda é precoce.

O uso de máscaras também é disciplinado por uma legislação estadual, no Paraná. No entanto, nesta semana, a Prefeitura de União da Vitória, no Sul do estado, publicou um decreto que torna a proteção facultativa nos locais abertos.

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, lembrou que a atualização da diretriz estadual precisa da anuência dos deputados.

A legislação, aprovada na Assembleia Legislativa, estabelece o uso de máscaras enquanto perdurar a pandemia, no Paraná. O primeiro caso da Covid-19, no estado, vai completar dois anos, no sábado (12).

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos