CuritibaGeral

Confederação Nacional das Seguradoras apresenta projeto de seguro catástrofe obrigatório

Proposta prevê seguro com preço social para todos os imóveis atingidos por catástrofes naturais

 Confederação Nacional das Seguradoras apresenta projeto de seguro catástrofe obrigatório

Foto: Copel

Uma proposta para criação de seguro catástrofe obrigatório foi apresentada pela Confederação Nacional das Seguradoras, em Curitiba, nesta terça-feira (21). O projeto prevê um seguro com preço social para todos os imóveis atingidos por catástrofes naturais em todo o país.

De acordo com o presidente da CNsig, Dyogo Oliveira, também ex-ministro do planejamento do Brasil, o valor do seguro seria pago aos atingidos no dia seguinte ao registro do evento natural.

Conforme o projeto, o dinheiro poderia ser usado de acordo com a preferência e necessidade da família como na compra de alimentos, medicamentos, roupas e etc. O seguro não é do imóvel, é um seguro emergencial. Todas as casas recebem o mesmo valor, de R$15 mil, independente dos danos e da localização. Caso haja alguma morte na família o valor do seguro aumenta em R$5 mil para cada pessoa que morrer em decorrência da catástrofe.

Veja mais:

A proposta é no mesmo molde do seguro Dpvat, que era um seguro pago para vítimas de acidentes de trânsito em território nacional. Porém, no caso do seguro catástrofe a contratação é via Seguradoras e a cobrança é através da conta de energia elétrica.

Os beneficiários podem escolher a seguradora contratada.  As seguradoras que optarem por oferecer o seguro catástrofe devem delimitar a região onde vão ofertar o produto e o preço não pode mudar. Por exemplo, se uma seguradora delimitar o Paraná como área de atuação, ela deve cobrar o mesmo valor no estado inteiro.

Dyogo explica também que são os municípios que vão definir quais os imóveis impactados que terão direito à cobertura. Uma vez decretado o Estado de Emergência é configurada a catástrofe.

O projeto nesses moldes está sendo apresentado em todos os estados do país. Em seguida, o tema segue para discussão com o Ministério do Desenvolvimento Regional onde o texto será elaborado como substitutivo ao projeto de lei 1.410 que já tramita no Congresso Nacional.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Jessica de Holanda

Polícia identifica veículo causador de grave acidente na Grande Curitiba

Polícia identifica veículo causador de grave acidente na Grande Curitiba

Caso foi registrado em 31 de agosto, na Rodovia da Uva, em Colombo

Idosa fica em estado grave após ser atropelada por bicicleta

Idosa fica em estado grave após ser atropelada por bicicleta

Acidente foi registrado no início da tarde no Centro de Curitiba

Bairros de Curitiba ficam sem água por falta de energia

Bairros de Curitiba ficam sem água por falta de energia

Centro de Reservação do Campo do Santana está sem energia nesta quarta-feira (2)