CuritibaGeral

Confira dicas para doar ao Rio Grande do Sul

A Bandnews Curitiba listou orientações que devem ser levadas em consideração no momento da contribuição

 Confira dicas para doar ao Rio Grande do Sul

Foto: Gabriel Rosa/AEN

Mais de 200 locais de Curitiba, entre entidades e empresas, continuam como ponto de coleta para doações da campanha de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. Neste momento, a ação coletiva é fundamental para auxiliar as vítimas das fortes chuvas.

Milhares de pessoas estão reunidas em todo o Brasil para receber os donativos e realizar a triagem, por isso, é importante ficar atento ao estado de conservação dos itens. Por exemplo, calçados e vestimentas devem estar em condição de uso, assim como as roupas de cama. Todas as peças precisam ser higienizadas antes da entrega, como explica a capitã do Corpo de Bombeiros, Luisiana Guimarães.

Segundo entidades do estado gaúcho, neste momento a prioridade é por calçados e roupas de frio, especialmente de tamanhos maiores, a partir do G. As embalagens de produtos de higiene e limpeza, como fraldas infantis e geriátricas, sabonetes e sabão em pó, devem estar fechadas. A orientação também é válida para o envio de medicamentos, que devem estar com as caixas lacradas.

O Rio Grande do Sul também enfrenta uma crise de abastecimento e o item mais demandado é a água – que deve estar lacrada. Já os alimentos não perecíveis devem ter o prazo de validade verificado. A recomendação é para organizar os itens em pacotes vedados para evitar rasgos e contaminações. A mesma instrução é válida para a contribuição de ração, que deve estar dentro do prazo de validade e lacrada.

Todos esses objetos podem ser entregues em pontos oficiais, como quarteis do Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal de Curitiba, Fundação de Ação Social, Correios, entre outros. Com a ampliação da campanha de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul até o dia 22 de maio, o Corpo de Bombeiros, por exemplo, expandiu os itens recebidos.

O Governo do Estado emitiu uma nota esclarecendo os paranaenses que a campanha de arrecadação pede “doações espontâneas da população” de roupas, água e alimentos, e não envolve “pedido de doação em dinheiro”. Até o momento, a Defesa Civil do Paraná já enviou 1,4 mil toneladas de itens. 

Informação: Mirian Villa

Avatar

Mariana Godoi

Semana começa com sol e termina com frente fria

Semana começa com sol e termina com frente fria

Esta é a previsão, de acordo com a Climatempo

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada