CuritibaGeral

Contorno Sul: Obras de iluminação começam nesta segunda

Obras preveem instalação de luzes no canteiro central iluminação em LED e nas vias marginais

 Contorno Sul: Obras de iluminação começam nesta segunda

Começa nesta segunda-feira a instalação de um sistema de iluminação e dispositivos de segurança no Contorno Sul. As obras preveem instalação de luzes no canteiro central, iluminação em LED nas vias marginais, em trechos de travessias e obras de arte ainda não iluminadas, além de dispositivos de segurança como sinalização, barreiras de concreto e defesas metálicas, para evitar o choque direto dos veículos com os postes instalados em possíveis acidentes.

De acordo com o governo estadual, a mudança deve favorecer 60 mil carros que passam no Contorno Sul diariamente, além dos moradores locais. “Aqui era uma região não tão povoada, mas era um corredor importante. Com o passar dos anos, o volume de carros e caminhões foi aumentando, então o contorno precisava ser modernizado. Vamos transformá-lo em uma grande avenida, melhorando o trânsito e a segurança das pessoas que aqui vivem”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Vão ser 6 meses de execução e, por isso, motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelo local ou, caso seja possível, usar um caminho alternativo. Segundo a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), pelo menos duas linhas do transporte coletivo metropolitano devem ter mudanças neste período. São elas as linhas J02 Campo Largo – Camp. do Siqueira e J62 CTBA – Campo Largo. Os serviços vão ser acompanhados por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran), de Curitiba, que vão organizar os desvios pelas marginais.

A obra tem início nesta segunda no km 587, na interseção com a Rodovia do Café, no sentido Tatuquara, no sentido Rua Vicente Micheloto. A previsão da empresa é que a instalação seja concluída no ritmo de 1 quilômetro por semana, com trabalhos a partir das 9h até às 16h30.  A partir de 16 de janeiro, está previsto o início das obras no sentido São Braz, até finalizar novamente na interseção com a Rodovia do Café. No total, serão  10,7 quilômetros de extensão. As luzes serão ligadas conforme ficarem prontas, com reforço da segurança o mais breve possível. 

As obras têm investimento de 21,6 milhões do governo estadual, e são conduzidas pelo Consórcio Engeluz-Marandel, vencedor da licitação.A autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), inclui mais quatro quilômetros de iluminação até a interseção do Contorno Sul com a BR-116, na região do Ceasa. Este trecho deve ser contratado após a conclusão da primeira etapa.

Reportagem Amanda Yargas com informações da AEN

Avatar

amanda.yargas

Pesquisador cria detector de mentiras para o português do Brasil

Pesquisador cria detector de mentiras para o português do Brasil

Modelo desenvolvido pela UFPR utiliza diversos aspectos do português do Brasil para fazer a detecção.

Milhares de pessoas participam do 32º Festival do Imigrante Japonês

Milhares de pessoas participam do 32º Festival do Imigrante Japonês

O Imi Matsuri celebra os 116 anos da imigração japonesa ao Brasil.

Nayme completa 10 anos com culinária árabe

Nayme completa 10 anos com culinária árabe

O local é inspirado na matriarca da família e dona das receitas do menu

Novo CMEI da CIC deve abrir 116 vagas em Curitiba

Novo CMEI da CIC deve abrir 116 vagas em Curitiba

Segundo a prefeitura, as obras têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2025