Esportes

Copa 2014: Obra de mobilidade urbana está 30% concluída

 Copa 2014: Obra de mobilidade urbana está 30% concluída

Uma das principais obras de mobilidade de urbana em Curitiba para a Copa do Mundo de 2014 já está com operação de 30% da capacidade total. É o novo Sistema Integrado de Monitoramento. Esse projeto vai ser integrado com a movimentação do transporte público da Capital, e vai ajudar quem circula pelas principais regiões de Curitiba. O secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho, diz que essa obra vai contribuir para melhorar o tráfego nas ruas da cidade.

Em Curitiba, 70% das obras do PAC da Copa foram licitadas e estão em execução. O município garante que todas as obras vão ficar prontas antes do Mundial. São 9 projetos de mobilidade viária voltados para a Copa. As reformas no Aeroporto Afonso Pena são outra grande preocupação para 2014. As obras na pista já foram encerradas. Agora, o projeto prevê a ampliação do terminal de cargas e de passageiros.

Ao todo, são investidos nas obras do Afonso Pena 250 milhões de reais, por intermédio da Infraero. A previsão é que o novo terminal de passageiros comece a operar no começo de 2014. Atualmente, a capital paranaense está em uma situação tranquila em relação à rede hoteleira. A FIFA exige 8 mil leitos na cidade-sede e Curitiba conta com 18 mil e 500 quartos, distribuídos por 138 hotéis. A previsão é chegar a 20 mil leitos até o Mundial. Esse cenário foi favorecido pela linha de crédito que o BNDES abriu para empresários do setor hoteleiro. Quanto ao estádio, o Governo continua otimista. No mês passado, um balanço do governo federal indicou que a Arena da Baixada é o estádio mais atrasado para o Mundial. O secretário estadual da Copa, Mário Celso Cunha, discorda do levantamento.

A previsão é que a Arena seja entregue no final de março de 2013, seis meses antes do prazo da FIFA. O Tribunal de Contas do Estado, que tem um grupo de trabalho para fiscalizar o andamento das obras do Mundial, liberou os repasses de recursos públicos para as obras da Arena da Baixada. Para isso, o TCE pediu o cronograma dos investimentos e os detalhes dos 12 milhões de reais que foram gastos no Estádio desde 2010. O Tribunal recebeu os documentos e vai se pronunciar apenas após analisar as informações.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Os jogadores Kaique Rocha e Gamarra devem formar a dupla de zagueiros

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no estádio do Athetico