Coronavírus pode desencadear síndrome rara em crianças e adolescentes

 Coronavírus pode desencadear síndrome rara em crianças e adolescentes

Foto: divulgação/SESA

DSC_0356
Foto: divulgação/SESA

O coronavírus pode desencadear uma síndrome rara em crianças e adolescentes, chamada de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica.

No Paraná, a Secretaria Estadual da Saúde registrou, até esta terça-feira (22), 10 casos. São seis pacientes do sexo masculino e quatro do feminino, com idade entre três a 16 anos. Sete já tiveram alta hospitalar e três morreram. Dos 10 casos, sete foram em Curitiba, e os outros três em Fazenda Rio Grande, Realeza e Medianeira. Já no Brasil, os dados do Ministério da Saúde mostram que foram notificados casos de 197 crianças e adolescentes de zero a 19 anos. Destes, 14 morreram em função da síndrome rara temporalmente associada à covid-19.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Acácia Nasr, a SIM-P é uma doença multissistêmica, que envolve sistemas cardíacos, renais, respiratório, hematológico, gastrointestinal, dermatológico ou neurológico.

De acordo com a especialista, os sintomas são febre alta e persistente, conjuntivite, edema em extremidades, manchas no corpo, dor abdominal, vômito e diarreia, sendo que os sintomas respiratórios nem sempre estão presentes.

Os sintomas costumam aparecer até quatro semanas após a exposição ao vírus. Acácia reforça a importância de os profissionais de saúde notificarem todos os casos da síndrome.

Com objetivo de identificar se a síndrome pode estar relacionada à Covid-19, o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, emitiu em maio um alerta orientando sobre o manejo clínico e a importância da identificação precoce dos casos de SIM-P no Brasil.

O ministério publicou uma nota técnica, em julho, que orienta sobre como a notificação deve ser realizada pelos serviços de saúde ao identificar crianças ou adolescentes que preencham a definição de caso, através dos sinais e sintomas mais comuns.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos