CuritibaGeral

Corpo de trabalhador soterrado é encontrado em Fazenda Rio Grande

A informação foi confirmada pela Defesa Civil do município

 Corpo de trabalhador soterrado é encontrado em Fazenda Rio Grande

Foto: Reprodução

Após 3 dias, trabalhador que foi soterrado por lixo em um aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, é encontrado sem vida. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do município. O acidente aconteceu no fim da tarde de sábado (25), quando o homem, de 41 anos, operava uma máquina e uma das camadas de compactação de lixo, de aproximadamente 50 metros de altura, cedeu. As buscas pelo trabalhador foram retomadas na manhã desta segunda-feira (27). De acordo com a Defesa Civil, primeiro a máquina, que era conduzida pelo trabalhador, foi localizada e horas depois, o corpo do homem foi encontrado. As equipes afirmaram que o local onde o acidente ocorreu estava com poças de chorume e muitos gases.

A Estre, empresa responsável pelo gerenciamento de resíduos em Curitiba e Região, se pronuncionou por meio de nota:

“A Estre lamenta informar que o colaborador terceirizado de 42 anos, desaparecido desde a brusca ocorrência em seu aterro sanitário da Fazenda Rio Grande, foi encontrado esta tarde (27), sem vida, pelo Corpo de Bombeiros.

A Estre recebe a notícia com imensa tristeza, dado que a equipe é um de seus patrimônios inegociáveis e base de sustentação do negócio, e estende e compartilha as suas condolências aos familiares e amigos do profissional, a quem continuará prestando a assistência necessária. O trabalhador atuava em uma obra no aterro, quando, no último sábado (25), infelizmente, ocorreu um deslizamento abrupto de resíduos secos na face oeste.

No monitoramento geotécnico foi detectado um ponto de atenção, tendo a área do deslocamento sido isolada para obra de reforço estrutural, conduzida com o apoio de empresas contratadas, não havendo qualquer operação de aterramento de resíduos na área no momento dessa ocorrência. A equipe de operações já tinha sido deslocada para o lado oposto do aterro (face leste).

Um laudo preliminar elaborado pela perícia externa, contendo um primeiro diagnóstico geotécnico do ocorrido, indicou como provável causa a conjunção de três fatores: (1) chuvas intensas e acima do padrão observadas em junho; (2) o acúmulo de gases pela contração e umidificação das coberturas das camadas superiores; e (3) recalque diferencial (afundamento) por aumento de peso dos resíduos devido ao fluxo de água no interior do maciço (lixiviação), potencializado no centro desse flanco. Segundo o mesmo laudo, os dispositivos de registro, medição, monitoramento, alerta e reporte sobre a estrutura do aterro estavam funcionando dentro dos parâmetros recomendados pelos órgãos competentes. O laudo também confirma a condição de segurança da face leste do aterro, no lado oposto ao sinistro, onde encontra-se a atual frente de operações.

As medidas imediatas de contenção do impacto desse deslizamento de resíduos na face oeste do aterro estão sendo adotadas desde o último sábado. O aterro da Estre possui licença operacional vigente, expedida pelo IAT – Instituto Água e Terra, e está cumprindo todas as condicionantes previstas na licença. Aproximadamente 90% do volume do aterro é proveniente da coleta de resíduos sólidos urbanos do Consórcio CONRESOL (23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba).

A Estre e seus representantes estão profundamente abalados pelo ocorrido, e farão o que estiver ao seu alcance para apoiar a família da vítima, investigar eventuais responsabilidades e contribuir com as autoridades na confirmação das causas do evento e das medidas de remediação.”

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

carolina.genez

Catálogo de Bispo do Rosário está disponível no MON

Catálogo de Bispo do Rosário está disponível no MON

Na semana de lançamento do livro, Brasil relembra a luta antimanicomial

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Alimentos como cebola, arroz e azeite de oliva acumulam as maiores altas em 12 meses

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Doações podem ser feitas nos pontos de coleta; para grandes quantidades ligue no 156

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Julgamento dos quatro acusados acontece no Tribunal do Júri da capital no próximo dia (27)