PolíticaGeral

Corregedoria pede por punição para Maria Letícia

Vereadora é ré na Justiça por embriaguez ao volante e desacato

 Corregedoria pede por punição para Maria Letícia

Foto: Rodrigo Fonseca/ CMC

A mesa diretora da Câmara de Curitiba tem até segunda-feira (22) da semana que vem para decidir se encaminha ou não o caso da vereadora Maria Letícia (PV) para o Conselho de Ética. A parlamentar é ré na Justiça por embriaguez ao volante e desacato. Nesta segunda-feira (15) pela manhã o corregedor do Legislativo, Ezequias Barros (PMB), divulgou a conclusão do parecer entregue a presidência da Casa. No entendimento do vereador houve infração ético-disciplinar por parte de Maria Letícia e o caso precisa ser analisado com maior critério pelo Conselho de Ética.

Conforme o parecer do relator, Maria Letícia pode ser punida com a suspensão de prerrogativas parlamentares como discursar na Tribuna e outras limitações de falas durante sessões plenárias, além da censura pública. Agora depende do presidente da Câmara, Marcelo Fachinello (Pode), fazer uma última avaliação antes de qualquer instalação de procedimento contra a vereadora. A mesa diretora pode inclusive arquivar todo o caso ou de fato seguir o indicado pela corregedoria. O procurador jurídico da Câmara, Ricardo Tadao, explica que os prazos a serem adotados vão depender das potenciais punições levadas em consideração.

Em novembro de 2023, Maria Letícia foi presa em flagrante depois de bater o carro que dirigia em um automóvel estacionado, no Centro de Curitiba. Horas antes ela esteve em um show e a suspeita é que ela tenha dirigido sob o efeito de bebidas alcoólicas. Ao ser abordada por policiais militares ela teria se recusado a fazer o teste do bafômetro, tentado fugir do local e desacatado os agentes que atenderam a ocorrência.

Veja mais:

Após passar por uma audiência de custódia, ela foi solta e responde até então o processo em liberdade. Por mais de uma vez a vereadora alegou que trata uma grave doença há anos e que estava sob o efeito de fortes medicamentos no dia do acidente.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Paulo Martins será vice na chapa de Eduardo Pimentel

Paulo Martins será vice na chapa de Eduardo Pimentel

Com a união, atual vice-prefeito conta com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro

Com prazos se esgotando, partidos articulam possíveis vices em Curitiba

Com prazos se esgotando, partidos articulam possíveis vices em Curitiba

Candidaturas de Pimentel e Leprevost estão no centro das principais movimentações

PSTU confirma Samuel de Mattos como candidato à prefeito

PSTU confirma Samuel de Mattos como candidato à prefeito

Nome foi oficializado nesta quarta-feira (24) durante convenção do partido em Curitiba