Covid-19: idosos que vivem em instituições de longa permanência deverão ser testados no Paraná

 Covid-19: idosos que vivem em instituições de longa permanência deverão ser testados no Paraná

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Com o objetivo de evitar novos surtos da Covid-19, cerca de 10 mil idosos que vivem em 450 instituições de longa permanência no Paraná deverão ser testados ao longo dos próximos dias.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a testagem é recomendada em meio ao aumento de casos e mortes provocadas pelo coronavírus e tem como objetivo melhorar o rastreamento da doença de forma precoce. Além dos idosos que moram nas instituições, a Sesa estima que quase 6 mil profissionais que atuam nos locais também sejam testados.

A Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, explica que a recomendação é para que todos façam o exame, mesmo que já tenham sido testados no primeiro ciclo disponibilizado no início de julho.

Conforme a secretaria, a identificação do primeiro caso da Covid-19 já deve ser considerada como surto desencadeando imediatamente todas as ações de atenção e vigilância necessárias. A recomendação é que seja feita a testagem semanalmente dos idosos e funcionários das instituições até que todos tenham resultados negativos por duas coletas consecutivas. Em caso de confirmação, os residentes com suspeita devem permanecer em isolamento e os trabalhadores devem ser afastados.

As instituições que não apresentarem casos positivos após a testagem de todos os idosos e profissionais devem seguir com o rastreio com RT-PCR dos trabalhadores a cada 15 dias.

Os novos testes a serem realizados farão parte do segundo ciclo de testagem, o primeiro, segundo a Sesa, detectou casos positivos em 129 instituições, em 97 delas, foram encontrados precocemente o caso positivo evitando evolução para surto grave.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos