ParanáGeral

Covid-19 provocou morte de duas crianças por mês no PR

Fiocruz aponta que no Brasil duas crianças menores de 5 anos morreram, por dia

 Covid-19 provocou morte de duas crianças por mês no PR

Foto: Geraldo Bubniak -AEN

Em pouco mais de 2 anos de pandemia, a Covid-19 matou, em média, duas crianças menores de 5 anos de idade, por mês, no Paraná. No total, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 48 crianças nessa faixa etária foram vítimas da doença. Em todo o país os dados também são alarmantes.

Segundo análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), duas crianças menores de 5 anos de idade morreram pelo coronavírus, por dia, no Brasil, desde o início da pandemia. Entre 2020 e 2022 foram 1.439 vítimas nesta faixa etária. Para especialistas, os dados alertam para a urgência na aprovação da vacina contra a Covid-19 para crianças nessa idade.

Até o momento, o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer são os únicos que se movimentam para alcançar a aprovação para vacinar crianças menores de 5 anos. No início deste mês, o Butantan entregou dados adicionais à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e aguarda a conclusão da análise. Já a Pfizer informou que prepara a documentação para solicitar à Agência o aval para liberação da vacina nesse público.

A análise da Fiocruz revelou ainda que dos dois primeiros anos da pandemia no Brasil crianças de 29 dias a 1 ano de vida são as mais vulneráveis. Os pesquisadores observaram também que nem todos os países registram os óbitos por Covid-19 com informações por faixa etária. Até junho de 2022, dados coletados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 91 países revelam que o coronavírus foi a causa básica de óbito de 5.376 crianças menores de 5 anos no mundo.

O Brasil responde por cerca de 1 em cada 5 dessas mortes, segundo o Observa Infância.

Avatar

leonardo.gomes

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Comparsas deixam corpo em UPA e são presos momentos depois ao voltar ao local

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

Movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas