ParanáGeral

Covid longa causa dificuldade em andar, aponta pesquisa curitibana

A gravidade dessas sequelas está diretamente relacionada à idade dos pacientes

 Covid longa causa dificuldade em andar, aponta pesquisa curitibana

A perda de memória e a dificuldade para caminhar estão entre os sintomas da covid longa, principalmente em idosos. A gravidade dessas sequelas está diretamente relacionada à idade dos pacientes e o quanto foi grave a fase aguda da doença.

Essas são algumas das observações trazidas por um estudo recente sobre a doença realizado no ambulatório montado pelo Hospital Universitário Cajuru, em parceria com a PUC.

Segundo a coordenadora do ambulatório, Cristina Baena, são pelo menos oito sintomas que prevalecem mesmo o paciente recebendo alta.

Quando os sintomas persistem três meses depois da infecção inicial, a pessoa está com covid longa ou síndrome pós-covid. Podem ser problemas diretamente relacionados aos sistemas respiratório e cardiovascular ou ainda queixas mais complexas.

Ainda segundo a pesquisa do Cajuru, feita com base em dados do Sistema Único de Saúde, 82% dos pacientes apresentam perda de peso, 76,8% falta de ar, 49,1% fadiga, 49,1% fadiga de membros inferiores.

Saúde estadual faz curso com foco no diagnóstico da hanseníase

Entre os que sentem falta de ar, um em cada cinco pacientes relata o incômodo após andar menos de 100 metros e 12% dizem não sair mais de casa por esse motivo.

Reportagem de Lorena Pelanda

Avatar

lorena.pelanda

Com céu nublado, Curitiba chega aos 21ºC nesta quarta

Com céu nublado, Curitiba chega aos 21ºC nesta quarta

Pancadas de chuva isoladas podem ser registradas entre as regiões sul e leste do estado