CuritibaEconomia

Crea-PR monitora e denuncia irregularidades de serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências oferecidos na Internet

 Crea-PR monitora e denuncia irregularidades de serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências oferecidos na Internet

Foto: divulgação/CREA-PR

131098429_3566562473405517_9217022547353252505_n
Foto: divulgação/CREA-PR

O Crea-PR está monitorando e denunciando a comercialização de serviços irregulares de Engenharia, Agronomia e Geociências , anunciados na internet, com honorários abaixo das tabelas registradas pelas associações profissionais, além do fornecimento ilícito de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e carteiras profissionais para técnicos não habilitados. 

O trabalho ganhou força depois de um acordo de cooperação técnica, assinado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Mercado Livre – maior marketplace da América. A plataforma de compra e venda online disponibiliza acesso para que o Crea-PR possa apresentar, de forma ágil, denúncias de anúncios que contenham evidências de irregularidades.

É o que explica a gerente do departamento de fiscalização do Crea-PR, Mariana Maranhão.

Além das propagandas, anúncios e comercializações de serviços no meio virtual,o Crea-PR realiza fiscalizações distintas relacionadas ao exercício profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências como, por exemplo, se a empresa que fez a instalação/manutenção de um elevador possui um Engenheiro Mecânico como responsável técnico junto ao Conselho; se a ART foi registrada por um profissional; além de fiscalizar serviços relacionados à exploração mineral e ao solo agrícola. E fiscaliza ainda editais de licitações que contratam atividade de Engenharia sem exigir da licitante registro no Crea, como também situações de sinistro, com o objetivo de constatar se existe uma empresa com registro junto ao Conselho e um profissional responsável técnico.

Na regional Curitiba, um dos casos mais recentes envolve uma empresa que presta serviços de inspeção em sistemas de pára-raios, sem estar constituída para atuar com serviços na área de Engenharia.De acordo com denúncias recebidas pelo Conselho, a empresa faz uso de identificação dos bombeiros.

Os denunciados abordam os representantes legais dos condomínios para elaborar um laudo do pára-raios e, ao concluir essa vistoria, alegam que as resistências estão queimadas e que é necessária uma adequação.

Segundo o gerente da regional Curitiba do Crea-PR, Eduardo Ramires, a empresa está lesando não só profissionais pelo exercício ilegal da Engenharia Elétrica, mas também os moradores de condomínios, por não ter profissional habilitado para o serviço que vem prestando.

Recentemente, a empresa que já tem sete processos administrativos de fiscalização foi denunciada pelo Crea-PR ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão. Ramires orienta aos moradores de condomínios que se certifiquem sobre a veracidade dos serviços oferecidos.

Em 2020, o órgão recebeu 4.104 denúncias em todo o Paraná, contra 5.331 no ano anterior. A maior parte delas está relacionada à Engenharia Civil, com 3.558 denúncias, em 2020, e 4.518, em 2019. A Engenharia Elétrica aparece com 162 denúncias no ano passado e a Mecânica/Metalúrgica, com 107.

O cidadão interessado em realizar uma denúncia junto ao Crea-PR pode baixar o aplicativo do Conselho, disponível no APP Store ou no Google Play.Outra alternativa é o site do Crea-PRww.crea-pr.org.br

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Polícia tenta identificar motociclista envolvido em racha

Polícia tenta identificar motociclista envolvido em racha

Empresário de Curitiba morreu na suposta corrida; suspeito não prestou socorro e fugiu do local

Projeto quer alterar regra para eventos esportivos sem bebidas alcoólicas

Projeto quer alterar regra para eventos esportivos sem bebidas alcoólicas

Medida não muda as regras em jogos de futebol, assim como jogos individuais ou coletivos

Festival Afro de Curitiba terá show de Leci Brandão

Festival Afro de Curitiba terá show de Leci Brandão

Além das atrações musicais e de dança, a celebração vai reunir uma feira de afro

Conferência define estratégias do Sul para ciência, tecnologia e inovação

Conferência define estratégias do Sul para ciência, tecnologia e inovação

A intenção é promover o debate da sociedade sobre as próximas políticas públicas do Brasil