CuritibaGeral

Criação de campanha contra importunação sexual em estádios é debatida

Projeto de lei da vereadora Maria Leticia determina divulgação de instruções para vítimas

 Criação de campanha contra importunação sexual em estádios é debatida

Foto: Arquivo/CMC

Um projeto que prevê a criação de uma campanha permanente contra importunação sexual dentro de estádios de Curitiba está em análise na Câmara Municipal. A proposta, de autoria da vereadora Maria Leticia (PV), determina a divulgação ampla de instruções de como vítimas devem proceder para receber ajuda nestes ambientes.

O projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e agora precisa ser aprovado pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias antes de ser analisado em plenário. A vereadora Maria Letícia ressaltou que o projeto é importante diante da predominância de homens entre os frequentadores de estádios.

Tipificada como crime desde 2018, a importunação sexual é definida como a prática contra alguém, e sem a sua anuência, de ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Isto é, um ato de cunho sexual sem o consentimento da vítima, como passar a mão ou um beijo forçado.

Veja mais:

O projeto de lei determina que a orientação às vítimas seja feita a partir do uso de cartazes, além do sistema de áudio e dos telões do estádio. Além disso, a proposta também prevê que os clubes e entidades promovam cursos de capacitação para colaboradores sobre como agir nestes casos, além de disponibilizarem um ponto de apoio para a autoridade policial, com o objetivo de facilitar o flagrante dos casos.

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Izabella Machado

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada