CuritibaGeral

Curitiba: cobertura vacinal contra meningite chega a 94,4%

Situação da doença é considera estável na cidade

 Curitiba: cobertura vacinal contra meningite chega a 94,4%

Foto: Venilton Küchler/Arquivo ANPr

Com 94,4% do público-alvo vacinado, a Secretaria Municipal da Saúde considera estável a disseminação da meningite em Curitiba. Conforme a pasta, a recente liberação, pelo Ministério da Saúde, da imunização de crianças de 5 a 10 anos nunca vacinadas e profissionais de saúde com a vacina meningocócica C e também a ampliação da faixa etária para o imunizante meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos refletiu em aumento no número de vacinas aplicadas.

Veja também:

Em janeiro deste ano, a cobertura da vacina meningocócica C na rede pública era de 69,4%, no mês de setembro ficou em 77,9%.

O diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba, Alcides de Oliveira, reforça a importância do público ainda não vacinado se imunizar o quanto antes.

A meningite é uma doença infecciosa das membranas que recobrem o cérebro, que afeta toda a região e pode dificultar o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.

Em São Paulo, um surto da doença já provocou a morte de 10 pessoas e tem alertado a população. O médico explica que a situação em Curitiba está controlada.

Assim como em Curitiba, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) descartou qualquer tipo de surto da doença no Paraná.

Entre as medidas de prevenção está o reforço nas medidas de higiene (lavagem das mãos), etiqueta respiratória e ventilação dos ambientes. Além disso, é importante que a população, principalmente o público-alvo, se vacine contra todos os tipos de meningite.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Vale da Música recebe exposição de João Urban

Vale da Música recebe exposição de João Urban

Fotógrafo curitibano tem mais de 60 anos de carreira