CuritibaGeral

Curitiba já tem 316 antenas 5G em funcionamento

Número é bem acima do mínimo exigido pela Anatel para instalação do sistema

 Curitiba já tem 316 antenas 5G em funcionamento

Foto: Jeremy Bezanger/Unsplash

O mínimo exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de 5 antenas por operadora para cada 400mil habitantes . A agência considera a população curitibana como cerca de 1 milhão e 950 mil pessoas. Assim, cada operadora deveria ter cerca de 25 antenas instaladas na cidade para cumprir o requisito. São 3 as operadoras autorizadas a atuar na faixa 5G em Curitiba, ou seja, a capital deveria contar com pelo menos 75 antenas neste início da liberação do sinal.

A boa notícia, a BandNews confirmou agora pela manhã com a Anatel, é que já são 316 antenas com o sinal 5G funcionando na cidade. Vivo e Claro não confirmaram a quantidade de antenas de cada empresa. A Tim informou que 210 destas antenas são da operadora e outras 30 vão estar em funcionamento até o final do ano, com cobertura quase 10 vezes maior do que o exigido pelo edital. Segundo a TIM, todos os 75 bairros da cidade têm cobertura 5G. A Vivo confirmou que já tem cobertura em 14 bairros da cidade. Já a Claro, informa que é possível conectar o 5G em 6 bairros.

Não é preciso trocar o chip para acessar o sinal da nova faixa, mas é necessário ter um aparelho compatível. Até 31 de julho de 2025 as empresas devem ter instalada cinco antenas 5G para cada 40 mil habitantes.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Em 2023, Cozinha Solidária preparou 70 mil marmitas, que foram distribuídas na Mesa Solidária

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

40 bares de Curitiba e Região Metropolitana apresentam opções especiais de petiscos