EsportesCuritiba

Curitiba recebe Copa Feminina de Tênis e Armada Brasileira

A competição será realizada entre os dias 15 e 21 de maio

 Curitiba recebe Copa Feminina de Tênis e Armada Brasileira

Paulista Catarina Melleiro é uma das 6 brasileiras na chave de Curitiba (Foto: João Pires/Fotojump)

Mais uma vez, pela terceira temporada consecutiva, Curitiba recebe a etapa da Copa Feminina de Tênis e Armada Brasileira.

A competição está na 3ª etapa e será realizada entre os dias 15 e 21 de maio, no Graciosa Country Club. O circuito é organizado pelo ITF World Tennis Tour, que são a porta de entrada das juvenis para o circuito profissional. Ao longo da temporada, a entidade chancela aproximadamente 500 torneios por 65 países e Curitiba está entre as capitais globais no calendário da modalidade.

Os torneios de US$ 15.000 em prêmios, como em Curitiba, reúnem a particularidade de reservar espaço na chave principal para as melhores juvenis do mundo – que estão no top 100 do ranking da ITF – para auxiliar a transição ao profissional. Em suas duas primeiras edições, o Graciosa recebeu jogadoras do mundo todo e a estrutura do evento foi elogiada à risca pelas competidoras.

“Muitos WTAs não têm tamanha estrutura como a de Curitiba”, analisou a argentina Martina Capurro, vice-campeã da edição do ano passado. O Brasil busca o primeiro troféu na capital paranaense, já que a Europa, até aqui, vem sendo dominante no saibro do Graciosa. Em 2021, a italiana Miriana Tona ergueu a taça, sendo sucedida pela eslovaca Bianca Behulova.

Presidente do Instituto Sports, Nelson Aerts ressalta o apoio do Graciosa e do Estado do Paraná para sediar mais uma vez um torneio tão importante para o desenvolvimento do tênis nacional. Para se ter uma ideia, a etapa de Curitiba da Copa Feminina abre o calendário do circuito ITF World Tennis Tour em terras brasileiras em 2023.

“É muito importante para o tênis brasileiro um evento profissional feminino voltar a Curitiba pelo terceiro ano seguido. Isso proporciona o investimento e a valorização do tênis feminino no Brasil e na América do Sul, além do envolvimento da comunidade de Curitiba e do Estado do Paraná. Traz expectativas e oportunidades para as mais jovens, muitas vezes, pontuarem pela primeira vez no ranking. Temos hoje, por exemplo, a Bia Haddad, Luísa Stefani, Laura Pigossi jogando entre as melhores do mundo. Tudo isso atiça nas mais jovens a chance de concretizar o sonho de querer ser profissional”, declara Aerts.

A argentina Jazmin Ortenzi, 672ª do ranking, é a principal favorita ao título na chave da capital paranaense. Por sua vez, o Brasil, a princípio, tem seis jogadoras garantidas na competição, com destaque para a paulista Ana Candiotto, 731ª da lista da WTA e sétima melhor jogadora do país na atualidade.

Aos 19 anos, Candiotto é seguida pelas paulistas Júlia Konishi, 767ª do ranking, e Catarina Melleiro, 1107ª da WTA. A Armada Brasileira ainda é composta pela paranaense Georgia Gulin, 932ª, a carioca Rebeca Pereira, 1068ª do mundo, e a brasiliense Maria Luísa Oliveira, 1185ª.

Com 30 anos, Pereira é a mais experiente do pelotão e vem em ótima forma nas duplas, em que já coleciona 12 títulos. Atual 278ª do ranking, ela recentemente disputou a chave dos WTAs 250 de Palermo, Bogotá e Chicago na modalidade.

A competição tem entrada gratuita para o público no Graciosa Country Club em todos os dias. Na segunda-feira (15), as disputas começam com os jogos do qualifying para a definição das oito últimas classificadas, enquanto a chave principal está prevista para ter início no dia seguinte.  

Veja a lista de inscritas para a etapa de Curitiba da 3ª Copa Feminina de Tênis:

Jazmin Ortenzi (ARG)
Ana Candiotto (BRA)
Júlia Konishi (BRA)
Alexandra Iordache (ROU)
Fernanda Labrana (CHI)
Sabastiani Leon (USA)
Lourdes Ayala (ARG)
Georgia Gulin (BRA)
Smriti Bhasin (IND)
Josefina Estevez (ARG)
Maria Victoria Marchesini (ARG)
Demi Tran (NED)
Rebeca Pereira (BRA)
Carla Markus (ARG)
Catarina Melleiro (BRA)
Martina Santander (ARG)
Madison Bourguignon (USA)
Maria Luísa Oliveira (BRA)
Marian Gomez Pezuela Cano (MEX)
Rocia Daniela Merlo (ARG)

Com assessoria

Avatar

lorena.pelanda

Operário vira e derrota Coritiba nos últimos minutos

Operário vira e derrota Coritiba nos últimos minutos

Alviverde deixou a vitória escapar nos últimos minutos, com gol de Daniel

Coritiba enfrenta Operário em Ponta Grossa

Coritiba enfrenta Operário em Ponta Grossa

Times buscam a vitória para subir na tabela e garantir acesso à Série A

Athletico-PR x Fortaleza: primeiro tempo termina empatado

Athletico-PR x Fortaleza: primeiro tempo termina empatado

Jogo acontece em Curitiba e é válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro