CuritibaGeral

Curitiba tem a segunda maior inflação do país

O número é referente ao mês de março, de acordo com o Índice de Preços

 Curitiba tem a segunda maior inflação do país

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Curitiba deve registrar uma das maiores inflações do país no mês de março. É isso que aponta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA 15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é considerado a prévia para a inflação mensal. Ao longo do terceiro mês do ano, os preços de nove grupos de produtos e serviços tiveram alta média nacional de 0,69%. Nas capitais paranaense e gaúcha, o avanço chegou a 1,13%. De acordo com o economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, Rafael Durlo, os grupos Habitação, Residência e Transportes são os responsáveis pela alta.

Na categoria transportes o crescimento chega a 1,66%. O número está ligado ao reajuste de 9% na passagem de ônibus da capital paranaense, que passou para seis reais no primeiro dia do mês. O economista destaca que grupos como Alimentação e Bebidas não sofreram altas.

A pesquisa considera os preços no período entre 11 de fevereiro e 15 de março. Já na inflação acumulada no primeiro trimestre, Curitiba tem um avanço menor do que o restante do país. Entre janeiro e março, a alta brasileira foi de 2%. Em Curitiba, a variação foi de 1,89%. Capitais como Belo Horizonte (2,38%), Belém (2,23%), Salvador (2,18%) e São Paulo (2,14%) registraram as maiores inflações do país.

Reprodução: Larissa Biscaia

Avatar

Fabrizio Reusing

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa