Curitiba totaliza 34.812 casos e 1.051 mortes pela covid-19

 Curitiba totaliza 34.812 casos e 1.051 mortes pela covid-19

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

investimento-coronavirus
Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Depois de um aumento no número de casos ativos e na taxa de replicação da covid-19, Curitiba volta, na segunda-feira (07), para a bandeira laranja, nível 2, que indica risco médio de contágio da doença na cidade. A capital paranaense tinha mudado de laranja para bandeira amarela, nível 1, que representa alerta da situação, no dia 18 de agosto.

A decisão de voltar para bandeira laranja, segundo a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, foi tomada após verificar um aumento de 700 casos ativos em uma semana.

Além disso, a secretária comenta que a taxa de replicação também subiu, de 0.76 para mais de 1.

A médica infectologista, Marion Burguer, afirma que a média móvel do número de casos novos também preocupa.

A aglomeração também é algo que chamou a atenção da Prefeitura. Com a bandeira laranja, atividades que funcionavam sem restrições de dias e horários, como shoppings, comércio de rua, galerias, academias, restaurantes e supermercados, vão funcionar de segunda-feira a sábado. Nos domingos apenas as atividades essenciais, como padarias, postos de combustíveis, vão abrir.

De acordo com a secretária de saúde, a bandeira laranja vai ter medidas intermediárias e se as coisas não melhorarem, pode ser que fique mais restrita.

Ficam suspensas atividades como: bares e correlatas; atividades de entretenimento com ou sem música (casas de show, festas, teatros, circo e atividades correlatas), eventuais ou periódicas, bem como estabelecimentos destinados eventos sociais e atividades correlatas, além dos voltados a feiras técnicas ou de varejo, mostras comerciais, congressos, convenções e outros.

Acesse este link e você o que pode e o que não pode funcionar durante esta bandeira laranja: Saiba o que pode e o que não pode  funcionar durante a bandeira laranja em Curitiba


Curitiba registrou mais 495 casos e 12 mortes nesta sexta-feira (04). Agora a cidade soma 34.812 diagnósticos confirmados e 1.051 vítimas. São 29.185 recuperados e 4.576 casos ativos, de pacientes que têm potencial de transmissão do vírus.

A taxa de ocupação dos 349 leitos de UTI do SUS exclusivos para covid-19 é de 81%. As 12 mortes ocorreram os dias 24 de agosto e 4 de setembro. As novas vítimas são nove homens e três mulheres com idades entre 55 e 97 anos.

Dois pacientes tinham menos de 60 anos de idade. Todos os 12 estavam internados e apresentavam alguma comorbidade como fator de risco para as complicações da doença. Há 596 casos em investigação. No total, 495 pacientes estão internados, 183 em UTI’s.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos