CuritibaGeral

Cursos gratuitos de tecnologia são oferecidos para famílias de catadores

Projeto Conectando o Futuro atende familiares dos trabalhadores das Associações de Catadores de Curitiba

 Cursos gratuitos de tecnologia são oferecidos para famílias de catadores

Foto: Freepik

Jovens e adultos que estejam envolvidos nas atividades das Associações de Catadores de material reciclável de Curitiba, vão ter acesso a cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação. O projeto Conectando o Futuro é uma iniciativa do Instituto Catadores do Futuro e da Unilehu, a Universidade Livre para Eficiência Humana.

De acordo com a vice-presidente da Unilehu, Yvy Abbade, o principal objetivo do projeto é capacitar esse público para que ele possa ter uma carreira e melhorar a qualidade de vida.

Curitiba tem 40 Associações de Catadores de material reciclável dentro do programa Ecocidadão. Entre elas a Cooperativa Catamare. A Maria José de Oliveira Santos, mais conhecida como Lia, é a presidente da cooperativa.

Veja mais:

Aos dez anos de idade ela já recolhia material reciclável nas ruas da capital paranaense. Hoje, aos 50 anos, ela lembra da falta de oportunidade quando começou.

Foto: Hully Paiva/ SMCS (arquivo)

De acordo com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, outro objetivo do projeto é dar apoio para as famílias que trabalham com reciclagem.

As Associações de Catadores de material reciclável recebem o material, fazem a triagem e comercializam resíduos da coleta seletiva da cidade. Na Catamare trabalham 28 famílias, e a Lia destaca a importância que os cursos têm no contraturno dos jovens que estudam meio período.

Leia também:

O projeto Conectando o Futuro é permanente. Além dos familiares dos catadores de reciclável, entre 16 e 24 anos, também podem participar pessoas em situação de vulnerabilidade social, desde que comprovada.

As inscrições para o primeiro módulo para certificação de ‘Suporte em TI” já estão abertas, no site Catadores do Futuro.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Frederico Machado

Curitiba debate ações de prevenção para mudanças climáticas

Curitiba debate ações de prevenção para mudanças climáticas

No fórum foram debatidos sobre o PanClima e sobre projetos da cidade

Organização ligada ao tráfico de drogas é alvo da polícia

Organização ligada ao tráfico de drogas é alvo da polícia

PCPR identificou detentos que orquestravam a venda de drogas de dentro dos presídios